Sobre a Revista

História da Revista: 
A Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da FDSM. Fundada em 1984, a Revista publica artigos, ensaios e resenhas inéditas na área jurídica, frutos do desenvolvimento de pesquisas acadêmicas por autores nacionais ou estrangeiros, com rigoroso sistema de avaliação double blind peer review.

Foco e Escopo:
A Revista compromete-se com a difusão da produção científica  na linha editorial "Constitucionalismo e Democracia" e seus possíveis desdobramentos / problematizações: direitos fundamentais, direitos sociais, direitos da cidadania, teoria e filosofia política, teoria e filosofia do direito, sociologia jurídica, história, teoria e filosofia do Estado, teoria da democracia, hermenêutica, processo e jurisdição constitucional, entre outros.

Periodicidade:
A Revista da FDSM trabalha com fluxo contínuo de recebimento de trabalhos. São publicadas 2 edições por ano (semestrais).
No caso da observação de submissão simultânea, além da reprovação imediata do artigo e comunicação ao(s) respectivo(s) periódico(s), a Revista se reserva o direito de não receber novas submissões de todos os autores implicados pelo prazo de 2 (dois) anos, contado a partir da data de ciência do fato.

Política de Acesso Livre:
Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição, e estão autorizados a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, desde que atribuídas as autorias, sem pedir permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto do BOAI.

Processo de Avaliação:
A avaliação dos trabalhos submetidos compreende três etapas: a) avaliação prévia da equipe editorial, com foco na conformidade do trabalho com as normas da Revista e verificação do ineditismo; b) avaliação prévia da pertinência da temática do trabalho com a linha editorial da revista, bem como da possível contribuição e relevância acadêmica do trabalho à comunidade científica (ineditismo e originalidade); c) avaliação do conteúdo, estrutura, problemática, objetivos, metodologia e resultados, por dois ou três avaliadores ad hoc, no sistema double blind peer review, sem qualquer informação sobre a autoria do trabalho.

Informações Gerais:
Versão eletrônica ISSN: 2447-8709
Qualis Capes: B1