Sobre a Revista

História da Revista: 
A Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Direito do Sul de Minas (instituição editora).

Fundada em 1984, a Revista publica artigos, ensaios e resenhas inéditas na área jurídica, frutos do desenvolvimento de pesquisas acadêmicas por autores nacionais ou estrangeiros, com rigoroso sistema de avaliação double blind peer review.

Foco e Escopo:
A Revista compromete-se com a difusão da produção científica  na linha editorial "Constitucionalismo e Democracia" e seus possíveis desdobramentos / problematizações: direitos fundamentais, direitos sociais, direitos da cidadania, teoria e filosofia política, teoria e filosofia do direito, sociologia jurídica, história, teoria e filosofia do Estado, teoria da democracia, hermenêutica, processo e jurisdição constitucional, entre outros.

Periodicidade:
A Revista da FDSM trabalha com fluxo contínuo de recebimento de trabalhos. São publicadas 2 edições por ano (semestrais), a primeira publicada em jan/jun e a segunda jul/dez, desde 2015. E, cada edição contém, pelo menos, 20 artigos inéditos.

Política de Acesso Livre:
Esta é uma revista de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o usuário ou sua instituição, adotando a Licença Creative Commons 3.0 (CC BY NC ND), que possibilita o compartilhamento do trabalho (ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito legal) desde que reconhecidas e atribuídas as autorias e a publicação. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto do BOAI.

Exogenia
A exogenia refere-se à percentagem de autores/coautores, membros do Conselho Editorial e do Corpo de Pareceristas sem vínculo profissional à FDSM e, inclusive, pertencentes a instituições de ensino e pesquisa situadas em outras unidades da federação. Assim, ela publica anualmente apenas 5% de textos vinculados a Instituições sediadas no Estado de Minas Gerais.

Política de Preservação:
A Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas utiliza o sistema PKP PN para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais.

Processo de Avaliação:
No volume de cada edição, são publicados vinte artigos, sendo dezoito deles passados pelo critério de avaliação mencionado, mais dois artigos de convidados, totalizando 90% originados de pesquisa científica e de produção por pares. As publicações seguem as regras de exogenia, devendo, obrigatoriamente, 75% dos autores totais de cada edição estarem afiliados a instituições de fora do Estado de Minas Gerais.

No caso da observação de submissão simultânea, além da reprovação imediata do artigo e comunicação ao(s) respectivo(s) periódico(s), a Revista se reserva o direito de não receber novas submissões de todos os autores implicados pelo prazo de 2 (dois) anos, contado a partir da data de ciência do fato.

Importante ressaltar que o ingresso no processo avaliação / revisão não implica aceitação para publicação.


Informações Gerais:
ISSN (versão impressa): 1516-4551
ISSN (versão eletrônica): 2447-8709