Processo de Avaliação

A Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas é uma publicação do Programa de Pós-Graduação da FDSM. Tem por objetivo publicar o resultado de pesquisas acadêmicas dentro da sua linha editorial, que é Constitucionalismo e Democracia.

A Revista da FDSM aceita artigos e resenhas inéditos para submissão, os quais são encaminhados para uma avaliação editorial prévia a respeito das normas da revista, linha editorial, originalidade e ineditismo, após a qual os trabalhos são encaminhados para dois pareceristas ad hoc com titulação mínima de doutorado na área do artigo/resenha em avaliação (double peer review). Os pareceristas podem concluir pela aprovação sem restrições, aprovação condicionada a modificações e não-aprovação. Havendo divergência entre os avaliadores, o artigo/resenha é encaminhado para um terceiro parecerista.

A avaliação dos trabalhos submetidos compreende três etapas:

  1. avaliação prévia da equipe editorial, com foco na conformidade do trabalho com as normas da Revista, verificação do ineditismo e do plágio (através do programa Copy Spider);
  2. avaliação prévia da pertinência da temática do trabalho com a linha editorial da revista, bem como da possível contribuição e relevância acadêmica do trabalho à comunidade científica (ineditismo e originalidade);
  3. avaliação do conteúdo, estrutura, problemática, objetivos, metodologia e resultados, por dois ou três avaliadores ad hoc, no sistema double blind peer review (sem qualquer informação sobre a autoria do trabalho), e externos à Faculdade de Direito do Sul de Minas.

Os artigos recusados por um parecerista só serão enviados a um terceiro avaliador se o segundo parecerista tiver recomendado nova análise com pequenas alterações ou tiver aprovado o texto sem restrições. Nos demais casos (recusa por ambos os pareceristas; recusa pelo primeiro parecerista, com recomendação para nova análise após extensa reformulação pelo segundo parecerista), o texto não será aceito para publicação na Revista.

Após análise dos pareceristas, os trabalhos serão devolvidos aos autores, tanto na hipótese de um dos pareceristas ter recomendado o texto para nova análise com extensa reformulação e de o segundo avaliador não ter recusado o texto, como também no caso de ambos os pareceristas recomendarem nova análise com pequenas alterações. As observações dos pareceristas poderão ser acatadas ou justificadas pelo autor, para uma segunda avaliação e decisão do Corpo Editorial.

A submissão de artigos para esta Revista e sua publicação não implica em nenhum custo para os autores. Em mesmo sentido, a Revista da FDSM oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.