A MEDIAÇÃO E O AMOR NA OBRA DE LUIS ALBERTO WARAT

Autores

Palavras-chave:

mediação, amor, relações continuadas, Luis Alberto Warat

Resumo

O presente trabalho apresenta a proposta de mediação das relações continuadas, de Luis Alberto Warat, como um processo de construção da autonomia e de emancipação, fundado em uma perspectiva psicanalítica e conduzida pelo sentimento de amor, como um processo de reencontro mediado, que permita não a busca por um acordo ou solução definitiva, mas a transformação das relações que produzem as situações conflituosas. O trabalho está dividido em duas partes; na primeira, apresenta os conceitos centrais do conjunto da obra de Warat, como forma de contextualização de sua proposta e, na segunda, apresenta os elementos centrais de sua teoria da mediação. A elaboração do texto permitiu concluir que não é possível compreender a proposta de mediação em Warat por meio dos conceitos e institutos jurídicos tradicionais; nesse sentido, o estudo e a eventual implementação dessa proposta depende de uma atitude existencial verdadeiramente transdisciplinar e hospitaleira (amorosa).

Biografia do Autor

Leonel Severo Rocha, UNISINOS

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1979), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982), Doutorado pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1989), Revalidado como Doutor na área do Direito, pela UFSC, em 13/02/2003, conforme processo 23080.025472/2002-06 e Resolução n.01/CNE/2001 ) e Pós-doutorado em Sociologia do Direito pela Universita degli Studi di Lecce - Itália. Atualmente é Professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, bem como Professor do PPGD da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI),onde Coordena a Catedra Warat; Professor Visitante da Faculté de Droit da Universidade de Paris 1. Bolsista Produtividade do CNPq. Foi Coordenador Executivo (2012-2018 ) do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos (Mestrado e Doutorado, Capes 6). Representante Titular da Área do Direito no CNPq-2016-2019 .Presidiu a Comissão de Direito do PROEX-Unisinos-2012-2018. Foi Coordenador e Professor Titular do PPGD-UFSC (Mestrado e Doutorado, Capes 6). Consultor da Capes e da Fapergs. Vice-Presidente da região Sul do CONPEDI.Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, trabalhando principalmente os seguintes temas: Teoria dos Sistemas Sociais, Constitucionalismo, Democracia e Teoria do Direito, tendo orientado até o momento, mais de 200 Dissertações,Teses e Supervisões de Pós-doutorado. Coordena Projetos de grande impacto internacional, com financiamento do CNPq, Fapergs e Capes, em colaboração com Instituições Estrangeiras e pesquisadores do Chile, Espanha, Itália, Alemanha e França. Indice H 23 e Indice i10 57 (2020). Professor Leonel has an undergraduate degree from Law and Social Sciences at the Federal University of Santa Maria (1979). He has a Master degree on Law from the Federal University of Santa Catarina (1982), a Doctor degree from École des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris (1989) and a Post-doc from the Universita degli Studi di Lecce. Currently he is a full Professor and Executive Coordinator of Postgraduate Programme in Law at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Master and Doctor degree, Capes 6), and full Professor at the Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), He is also a CNPq researcher. His main research interests concern Law, focusing on its General Theory, the Social Systems Theory and the Law Theory.

Roberta Magalhães Gubert , UNISSINOS

Doutora em Direito Público (UNISINOS). Mestre em Direito Público (UNISINOS). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais (PUC/RS). Professora (UNISINOS). Tabeliã e Registradora (RS). Editora da Revista do Instituto de Hermenêutica Jurídica (A2/Qualis Capes)

Downloads

Publicado

2017-02-01

Como Citar

SEVERO ROCHA, L.; MAGALHÃES GUBERT, R. A MEDIAÇÃO E O AMOR NA OBRA DE LUIS ALBERTO WARAT. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 33, n. 1, 2017. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/154. Acesso em: 23 maio. 2024.