RESENHA DA OBRA "TEORIA GERAL DO DIREITO E MARXISMO" DE E. B. PACHUKANIS

Autores

Palavras-chave:

Pachukanis, Teoria geral do Direito, Marxismo, Comunismo

Resumo

A presente resenha crítica tem como objeto a obra Teoria geral do direito e marxismo, de E. B. Pachukanis, possuindo como foco a Introdução e os Capítulos de I a V do referido livro. Inicialmente, serão tecidos breves comentários sobre o pensamento de Pachukanis, ressaltando o contexto político no qual se insere. Após uma breve introdução aos conceitos centrais da obra, serão expostos os pontos principais dos capítulos resenhados. Por fim, será verificado que o tema da transição para a sociedade comunista permaneceu por anos como uma questão complexa, exemplificando a experiência da revolução cultural proletária chinesa.

Biografia do Autor

Amanda Cataldo de Souza Tilio dos Santos , PUC RIO

Doutoranda e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC- Rio. Pós-graduada em Direito e Processo Civil pela Cândido Mendes. MBE em Comércio Exterior pela UFRJ. Graduada em Direito pelo Centro Universitário da Cidade. Graduada em Relações Internacionais pela PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2017-02-01

Como Citar

CATALDO DE SOUZA TILIO DOS SANTOS , A. RESENHA DA OBRA "TEORIA GERAL DO DIREITO E MARXISMO" DE E. B. PACHUKANIS. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 33, n. 1, 2017. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/167. Acesso em: 20 abr. 2024.