SOBRE CONSTITUCIONALISMO E DEMOCRACIA: ESTÉTICA, POLÍTICA E UMA CRÍTICA AO FILME “V DE VINGANÇA”

Autores

  • David Francisco Lopes Gomes UFMG

Palavras-chave:

Constitucionalismo, Estética, Política, Jacques Ranciere, V de vigança

Resumo

Este artigo visa a discutir as tensões entre estética e política e suas possíveis contribuições para compreender a relação entre constitucionalismo e democracia. Para tanto, ele assume a perspectiva teórica do filósofo francês contemporâneo Jacques Rancière e foca na análise do filme V de Vingança. A conclusão é no sentido de que este filme não representa a imagem de um projeto emancipatório legítimo, pois não expressa uma estética compatível com o Constitucionalismo democrático.

Biografia do Autor

David Francisco Lopes Gomes, UFMG

Professor efetivo da Faculdade de Direito da UFMG desde julho de 2017. Doutor, mestre e bacharel em Direito pela UFMG. Foi professor substituto do Departamento de Direito da UFOP entre abril de 2013 e junho de 2014 e professor efetivo do Departamento de Direito da UFLA entre junho de 2014 e julho de 2017. Sua tese de doutoramento, defendida em 2016, recebeu as seguintes premiações: vencedora do Prêmio UFMG de Teses - Área do Direito; menção honrosa no Prêmio CAPES de Teses - área do Direito; e menção honrosa no Grande Prêmio UFMG de Teses - Grande Área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Trabalha temas ligados à Teoria da Constituição, à Teoria do Estado, ao Direito Constitucional, à Teoria do Direito, à Sociologia do Direito e à História do Direito, sempre à luz das relações entre Direito e Teoria Social. Contato: davidflg@ufmg.br

Downloads

Publicado

2017-02-01

Como Citar

LOPES GOMES, D. F. SOBRE CONSTITUCIONALISMO E DEMOCRACIA: ESTÉTICA, POLÍTICA E UMA CRÍTICA AO FILME “V DE VINGANÇA”. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 33, n. 1, 2017. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/168. Acesso em: 19 abr. 2024.