Princípio da subsidiariedade e participação social aplicada: estudo direcionado na região das hortênsias sobre segurança pública

Autores

  • Henrique Mioranza Koppe Pereira https://orcid.org/0000-0002-8206-300X
  • Rachel Cassini Toniasso
  • Adriel Buss Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Comunidade, Políticas de segurança pública, Região das Hortênsias, Subsidiariedade

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se um estudo de observação realizado sobre a implementação de ações conjuntas entre cidadãos, comunidade e administração pública em favor de políticas de segurança pública na Região das Hortênsias (RS), no Brasil. O objetivo é demonstrar a importância de atuação local sobre os problemas de segurança pública ao apresentar estudos teóricos em conjunto com a observação prática de ações realizadas na Serra Gaúcha com o sucesso da Mobilização Comunitária de Combate à Violência (Mocovi). O método utilizado para observação é o hipotético-dedutivo com uma abordagem qualitativa do estudo de caso sobre a Região das Hortênsias.

Biografia do Autor

Henrique Mioranza Koppe Pereira

Pós-Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS, com projeto desenvolvido sobre Biopolítica e Gentrificação Urbana; Doutor em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC-2014) na linha de pesquisa de Diversidade Políticas Públicas, com tese focada em políticas públicas de saúde urbana e direito constitucional nas cidades brasileiras. Mestre em direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-2008), com linha de pesquisa direcionada em sociedade, novos direitos e transnacionalização. Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2005). Iniciou como docente no ensino superior em 2008, já foi docente de Curso de Direito na Ulbra em Ji-Paraná(RO), na IMED em Passo Fundo (RS) e na UCS em Caxias do Sul (RS); foi professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Mestrado/Doutorado da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente atua como pesquisador independente e participa como pesquisador colaborador Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq "Criminologia, Cultura Punitiva e Crítica Filosófica" vinculado à PUCRS. Email para contato: henriquekoppe@gmail.com.

Adriel Buss, Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul

Graduado em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (2018). Especialista em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (2020). Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental pela Faculdade Fleming (2021). Soldado da Polícia Militar (Brigada Militar) do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Direito, com ênfase na área Ambiental, Administrativo e Processual Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Região das hortênsias, Comunidade, subsidiariedade, políticas de segurança pública, Proteção e Educação Ambiental, Segurança pública.

Downloads

Publicado

2016-08-01

Como Citar

MIORANZA KOPPE PEREIRA, H.; CASSINI TONIASSO, R.; BUSS, A. Princípio da subsidiariedade e participação social aplicada: estudo direcionado na região das hortênsias sobre segurança pública. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 32, n. 2, 2016. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/189. Acesso em: 23 abr. 2024.