A Constituição brasileira de 1934: Interfaces entre o direito e a história

Autores

  • Paulo Sérgio da Silva UFU

Palavras-chave:

História e direito, Constituição brasileira de 1934, Governo Vargas, Liberalismo, Ordem econômica e social

Resumo

O presente texto discute as interfaces entre História e Direito e propõe um novo olhar e uma original forma de leitura do emaranhado jurídico constitucional, aplicando-o à investigação e à interpretação da Constituição brasileira de 1934. Retrata o Governo Vargas, no momento de sua transição de Provisório a Constitucional, assim como as forças políticas em evidência, as condições institucionais e ideológicas presentes na realidade nacional, a partir das quais e sob quais condições ocorreu o estabelecimento daquela Carta Magna, marcada pelo ensaio de sinergia entre a definição e a manutenção de garantias liberais e a tentativa de implantação de princípios de justiça social e de um novo projeto de desenvolvimento econômico nacional.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio da Silva, UFU

Possui DOUTORADO em HISTÓRIA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), MESTRADO em HISTÓRIA (2002) por esta mesma universidade, além de BACHARELADO em DIREITO (2002) e BACHARELADO e LICENCIATURA em HISTÓRIA, também pela UNESP. Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO - Nível I da UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Tem experiência na áreas de: História do Brasil, História do Direito Constitucional, Patrimônio Cultural, História Contemporânea, Teoria e Metodologia da História, Direito Internacional Público, Direito Constitucional e História das Relações Internacionais.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

SÉRGIO DA SILVA, P. A Constituição brasileira de 1934: Interfaces entre o direito e a história. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 35, n. 2, 2019. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/203. Acesso em: 25 abr. 2024.