Compliance e planejamento sucessório: a governança corporativa familiar

Autores

Palavras-chave:

Compliance, Planejamento sucessório, Holding familiar, Governança corporativa

Resumo

Este artigo relaciona compliance e planejamento sucessório, especialmente na utilização das chamadas holdings familiares. Essa relação fica bem evidente com a possibilidade de instituição de programas de governança corporativa no âmbito dessas empresas. O artigo demonstra, ainda, os benefícios dessa instituição, como a melhor sistematização da sucessão dos cargos estratégicos na empresa, o estabelecimento de valores e objetivos a serem respeitados e a possibilidade de manutenção da unidade patrimonial.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Pinto Florêncio Filho, PUC – Rio Grande do Sul

Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado e Doutorado - em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Pós-Doutor em Direito pela Faculdad de Derecho da Universidad de Salamanca. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Direito Penal e Processo Penal, com ênfase em Direito Penal Econômico e Empresarial.

Ricardo Alves de Lima, FDSM

Professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação lato sensu da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). Mestre em Direito pela FDSM, na área de concentração Constitucionalismo e Democracia (2012). Tem experiência na área do Direito Civil Constitucional, com foco no Direito de Família e Sucessões.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

PINTO FLORÊNCIO FILHO, M. A.; ALVES DE LIMA, R. Compliance e planejamento sucessório: a governança corporativa familiar. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 35, n. 2, 2019. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/208. Acesso em: 26 abr. 2024.