CIDADANIA CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: INTERFACES DO ENVOLVIMENTO EMPRESARIAL COM A SOCIEDADE

Autores

  • Glaucia Cardoso Teixeira Torres
  • Zulmar Fachin UEL

Palavras-chave:

Cidadania, Empresa, Responsabilidade social

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo abordar os institutos da cidadania corporativa e da responsabilidade social no âmbito das empresas, bem como suas interfaces no envolvimento da empresa com questões relevantes da sociedade contemporânea. Analisa o instituto da cidadania, partindo-se de um retrospecto histórico e identificando sua evolução, assim como a dos direitos originários que o compõem. Perquire algumas causas que tem levado ao fortalecimento da cidadania corporativa, esmiuçando os motivos que têm contribuído para que a empresa esteja inserida ao rol de atores participantes na solução de questões relevantes da sociedade contemporânea. Aborda a responsabilidade social empresarial, apontando suas principais características e nuances, correlacionando-a com a cidadania. Conclui identificando o grau de relevância da cidadania empresarial e da responsabilidade social empresarial na elevação da corporação a membro ativo da sociedade, contribuindo para a edificação de respostas às complexas demandas coletivas da sociedade contemporânea.

Biografia do Autor

Glaucia Cardoso Teixeira Torres

Glaucia Cardoso Teixeira Torres : Mediadora Familiar, Negocial e Corporativa. Conciliadora e Mediadora Judicial. Advogada com ênfase em Responsabilidade Civil. Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de São Paulo, USP. Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós-graduação em Direito Civil. Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Professora e pesquisadora em Direito Civil. Voluntária da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PR. Mediadora. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da personalidade, responsabilidade civil, direito de família e resolução alternativa de conflitos.

Zulmar Fachin, UEL

Zulmar Fachin: Doutor em Direito Constitucional (UFPR). Mestre em Direito (UEL). Mestre em Ciências Sociais (UEL). Bacharel em Direito (UEM). Professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual de Londrina e no Programa de Mestrado e Doutorado da Unicesumar. Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em "Direito, Sociedade e Tecnologias" da Escola de Direito das Faculdades Londrina. Membro da Comissão Nacional de Estudos Constitucional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (2010-2012). Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Membro da Liga Mundial de Advogados Ambientalista. Membro do Centro Latinoamericano de Direito Constitucional (Lima, Peru). Membro da Associação Mundial de Justiça Constitucional (Bogotá, Colômbia). Membro da Associação Argentina de Justiça Constitucional (Buenos Aires, Argentina). Presidente do IDCC - Instituto de Direito Constitucional e Cidadania. Diretor Acadêmico das Faculdades Londrina. Tem dezenove livros publicados, entre os quais "Curso de Direito Constitucional" (8ª ed., 2019), Teoria do Estado (5. ed., 2020, em parceria com Rene Sampar) e "20 Anos da Constituição Cidadã". Procurador-Geral do Município de Londrina (2013-2014). Membro Eleito da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Editor da Revista de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da personalidade, direito constitucional, direitos fundamentais, direito e tecnologias. Conferencista. Advogado

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

CARDOSO TEIXEIRA TORRES , G.; FACHIN, Z. CIDADANIA CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: INTERFACES DO ENVOLVIMENTO EMPRESARIAL COM A SOCIEDADE. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 36, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/276. Acesso em: 26 abr. 2024.