O ENFRENTAMENTO DE GERAÇÃO E DESTINAÇÃO INADEQUADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS SOB O VIÉS AMBIENTAL E O CONSUMO CONSCIENTE

Autores

  • Antônio Carlos Efing
  • Jéssica Fernanda Maciel da Silva

Palavras-chave:

Resíduos Sólidos, Proteção do Meio Ambiente, Consumo Consciente. Desenvolvimento sustentável

Resumo

A crise socioambiental que ocorre na atualidade é resultado de uma sociedade antropocêntrica que visa a produção e o consumo desenfreado, deixando para segundo plano o cuidado com o meio ambiente. O tema apresentado decorre de um dos problemas desta crise, qual seja a geração desordenada e a disposição inadequada dos resíduos sólidos, apresentando dados da realidade brasileira. Na busca de reverter essa situação, analisa-se a necessidade da busca do desenvolvimento sustentável, incluindo a educação e informação para o consumo consciente

Biografia do Autor

Antônio Carlos Efing

Antônio Carlos Efing: Possui graduação em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1989), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direitos coletivos, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito do Consumidor, Código de Defesa do Consumidor, Direito e Tecnologia, Consumo e Meio Ambiente, Consumo consciente e sustentável, contratos, contratos eletrônicos, segurança jurídica nos contratos celebrados via internet, Novas tecnologias e Direito. 

Jéssica Fernanda Maciel da Silva

Jéssica Fernanda Maciel da Silva: Mestranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na área de concentração Direito Socioambiental e Sustentabilidade, na linha de pesquisa Estado, Sociedades e Meio Ambiente. Especialista em Direito Ambiental e Bacharel em Direito pela mesma Instituição. Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica, vinculado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuação e Pesquisas nas áreas de Direito Socioambiental e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

EFING , A. C.; FERNANDA MACIEL DA SILVA, J. O ENFRENTAMENTO DE GERAÇÃO E DESTINAÇÃO INADEQUADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS SOB O VIÉS AMBIENTAL E O CONSUMO CONSCIENTE. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 36, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/281. Acesso em: 19 abr. 2024.