REFLEXÕES SOBRE A DESIGUALDADE NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DA EXCLUSÃO POLÍTICO-SOCIAL AO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE HUMANA

Autores

  • Anna Carolina Kähler de Moraes Barros
  • Pedro Ivo Ribeiro Diniz

Palavras-chave:

Desigualdade, Exclusão político-social, Processo de reconhecimento, Hierarquia de necessidades, Agenda 2030

Resumo

O presente trabalho pretende demonstrar de que forma a desigualdade na divisão de bens e saberes impacta no desenvolvimento da personalidade humana - a partir da teoria do reconhecimento e da hierarquia de necessidades - e na participação dos indivíduos na esfera política de formação de vontade.Nesse contexto, intenta-se discutir a desigualdade enquanto problema estrutural da sociedade e fenômeno responsável por mitigar direitos humanos.Objetiva-se, a partir de análises bibliográficas e documentais, evidenciar a necessidade de concretização de condições materiais mínimas como forma de capacitar os sujeitos a reivindicarem ativamente, e em pé de igualdade,seus direitos e pretensões. A pesquisa pretende sugerir uma revisão crítica da abordagem integrada adotada pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Por meio dessa revisão, constata-se a indispensabilidade de concretização, em primeiro plano, do pilar social do desenvolvimento sustentável como forma de libertar os indivíduos de condições de vida degradantes e garantir a organização popular.

Biografia do Autor

Anna Carolina Kähler de Moraes Barros

Anna Carolina Kähler de Moraes Barros: Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente, é pesquisadora participante do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), por meio do qual investiga temáticas na área de concentração de direitos humanos, desenvolvendo pesquisas acerca dos impactos da desigualdade no desenvolvimento da personalidade humana e na exclusão socio-política e sobre o potencial emancipatório do Sistema Interamericano de proteção aos direitos humanos - ambas sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Ivo Ribeiro Diniz. É coordenadora do projeto de extensão Direito em Vida, que objetiva o desenvolvimento de um processo de educação de direitos humanos das mulheres. Foi estagiária na 1ª Vara Criminal da comarca de Lavras-MG e líder da coordenadoria Jurídico-Financeira do Time ENACTUS-UFLA, com participação na criação e implementação do projeto de empoderamento social Mariarte. Delegada Brasileira na 22ª edição da Youth Assembly com sede na ONU em 2018.

Pedro Ivo Ribeiro Diniz

 Pedro Ivo Ribeiro Diniz: Professor Adjunto da Universidade Federal de Lavras - UFLA. Coordenador de Cooperação da Diretoria de Relações Internacionais - DRI/UFLA. Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Direito Internacional do Centro de Direito Internacional - CEDIN. Líder do Núcleo de Estudos em Direito e Relações Internacionais - NEDRi e do grupo de pesquisa Direito e Desenvolvimento Sustentável, vinculado ao CNPq. Palestrante convidado do Curso 'North-South - A world in transition', na Universidade de Hasselt, Bélgica. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (Conceito 6 / CAPES). Mestre com bolsa (CAPES) em Direito pela PUC Minas. Especialista em Direito Internacional pela Faculdade Milton Campos. Graduado em Direito (Fundação Mineira de Educação e Cultura - Fumec) e em Relações Internacionais (PUC Minas). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público, atuando principalmente com Direito Internacional do Desenvolvimento Sustentável.

 

Downloads

Publicado

2020-02-01

Como Citar

KÄHLER DE MORAES BARROS , A. C.; RIBEIRO DINIZ, P. I. REFLEXÕES SOBRE A DESIGUALDADE NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: DA EXCLUSÃO POLÍTICO-SOCIAL AO DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE HUMANA. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 36, n. 1, 2020. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/285. Acesso em: 24 abr. 2024.