A DEMOCRACIA EM TEMPOS GLOBAIS: UMA ANÁLISE SOBRE OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NO PROCESSO DEMOCRÁTICO

Autores

  • Alessandra Brustolin UNIVEL
  • Milaine Koprowisk UNIVEL
  • Catia Rejane Liczbinski Sarreta UNIVEL

Palavras-chave:

Democracia, Globalização, Estado Democrático de Direito, Política

Resumo

Tendo em vista a necessidade de equilíbrio entre as relações jurídicas e sociais, a presente pesquisa cinge-se a realizar uma análise da democracia no contexto da globalização. Para tanto, propõe-se verificar as noções históricas e conceituais de democracia, na concepção antiga e moderna. A primeira está intimamente relacionada à democracia representativa,
caracterizada na figura do voto, enquanto a segunda é mais ampla e tem como marco principal a Declaração dos Direitos do Homem. Com relação a este contexto, observa-se a figura da globalização, que surge através da expansão do mercado de capitais, atingindo diretamente a vida e a dignidade do indivíduo. Este fenômeno também exerce influência direta na economia, ciência, tecnologia, nas relações sociais, políticas e culturais, gerando uma crise no Estado-nação. Diante disso, procura-se investigar nterferência da globalização no âmbito político do Estado Democrático de Direito, sobretudo quanto aos seus efeitos na democracia, através de uma linha de pesquisa que contorna o seguinte questionamento: é possível falar em uma globalização democrática?

Biografia do Autor

Alessandra Brustolin, UNIVEL

Acadêmica do 4º ano do Curso de Direito da UNIVEL – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Correspondência para/Correspondence to: Rua Rio da Paz, Km 3.5, Cascavel/PR, CEP: 85802-970, Caixa Postal 00079. E-mail: alebrustolin@hotmail.com. Telefone: (45) 9934-7952.

Milaine Koprowisk, UNIVEL

Acadêmica do 4º ano do Curso de Direito da UNIVEL – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Correspondência para/Correspondence to: Rua Fagundes Varela, 2827, bairro Tropical, Cascavel/Paraná, 85.807-480. E-mail: milaine_koprowski@hotmail.com. Telefone: (45)9828-8404.

Catia Rejane Liczbinski Sarreta, UNIVEL

Doutora em Direito. Mestre. Especialista. Professora do Curso Direito da UNIVEL – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel. Coordenadora dos Grupos de Pesquisa: Consumidor Consciente: Direitos e Deveres e O Direito Humano Fundamental a Cultura, sua diversidade e efetivação. Correspondência para/Correspondence to: Avenida Tito Muffato, 2317 – Santa Cruz, Cascavel/PR, CEP: 85-806-080. E-mail: catia_sarreta@hotmail.com. Telefone: (45) 8835-4334.

Publicado

2014-12-02

Como Citar

BRUSTOLIN, A. .; KOPROWSKI, M. .; SARRETA, C. R. L. . A DEMOCRACIA EM TEMPOS GLOBAIS: UMA ANÁLISE SOBRE OS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO NO PROCESSO DEMOCRÁTICO. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 30, n. 2, 2014. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/562. Acesso em: 29 mar. 2024.