CIÊNCIA, DIGNIDADE E NATUREZA HUMANA: DA POSSIBILIDADE À CONVENIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Dignidade, Natureza Humana, Melhoramento Genético, Responsabilidade, Limites

Resumo

O artigo visa demonstrar qual a relação do direito com as biociências em face das possibilidades abertas, sobretudo a partir do Projeto Genoma, que tornou a manipulação e a terapia genética uma realidade. Mediante a análise de questões nevrálgicas para o debate acerca dos limites da ciência, destacam-se as eventuais consequências jurídicas dos avanços biotecnológicos e questiona-se, ao fim, acerca da utilidade e dos riscos de se adotar um posicionamento de incentivo ao melhoramento genético do ser humano, apontando para a existência de um elemento natural compartilhado por todos os indivíduos da espécie que caracteriza a humanidade. À guisa de conclusão, propõe-se a reflexão sobre a ética da responsabilidade de Hans Jonas, que procura preservar, para agora e para o futuro, uma humanidade eminentemente humana.

Biografia do Autor

Éverton Willian Pona

Éverton Willian Pona Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Direito Constitucional Contemporâneo pelo Instituto de Direito Constitucional e Cidadania – IDCC. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Analista Judiciário na Justiça Federal no Paraná. Correspondência para/Correspondence to: Rua Weslley César Vanzo, 189, ap. 307A, – Gleba Palhano, Londrina/PR, 86050-500. E-mail: evertonpona@outlook.com. Telefone: (43) 9919-8505 e (43) 3367-6011.

Melina Girardi Fachin , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Melina Girardi Fachin Doutora em Direito Constitucional com ênfase em Direitos Humanos e Mestra em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Visiting researcher da Harvard Law School (Cambridge/USA, 2011). Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná. Advogada. Correspondência para/Correspondence to: Rua Casimiro José Marques de Abreu, 172, Ahú, Curitiba/PR, 82200-130. E-mail: melinafachin@gmail.com. Telefone: (41) 3254-1603.

Publicado

2014-12-02

Como Citar

PONA, Éverton W. . .; FACHIN , M. G. CIÊNCIA, DIGNIDADE E NATUREZA HUMANA: DA POSSIBILIDADE À CONVENIÊNCIA. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 30, n. 2, 2014. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/566. Acesso em: 25 abr. 2024.