DESAMOR E MEDIAÇÃO: RELEITURA SISTÊMICA DA ECOLOGIA DO DESEJO DE WARAT

Autores

  • Leonel Severo Rocha Universidade do Vale dos Sinos
  • Sheila Willani UNIC

Palavras-chave:

Mediação, Sistemas, Mediação em Luis Alerto Warat

Resumo

Nosso objetivo é propor a partir das novas posturas de enfrentamento das dificuldades comunicativas geradas nas relações sociais, notadamente, a mediação, um avanço além dos limites do sistema do Direito. Para tanto, far-se-á uma rápida releitura da etapa waratiana centrada na ecologia do desejo expressada por meio da mediação. Assim, retoma-se a proposta semiológica revista na perspectiva de Lacan e Guattari, em que a linguística se desloca do signo para o corpo, desterritorializando- -se. Depois, em um segundo momento, apontamos para a importância da ideia de sistema como condição para a reflexão jurídica do desamor. Nesta linha de pensamento, aproximamo-nos do caminho de Warat, desde a complexidade. Isso permite uma observação diferenciada do Direito em uma sociedade que constrói um futuro com ausência de confiança.

Biografia do Autor

Leonel Severo Rocha, Universidade do Vale dos Sinos

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1979). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982). Doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (1989). Pós-Doutor em Sociologia do Direito pela Università degli Studi di Lecce. Professor Titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Coordenador Executivo do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado, Capes 6). Professor do curso de Mestrado da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai (URI), estabelecendo Convênio PROCAD. Membro pesquisador do CNPq. Experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, trabalhando principalmente os seguintes temas: Teoria dos Sistemas Sociais e Teoria do Direito.

Sheila Willani, UNIC

 Graduação em Direito pela UNISC. Mestre em Direito pela URI outoranda em Direito pela UNISINOS. Mediadora e pesquisadora em Tratamento de Conflitos e Direito.

Publicado

2014-12-02

Como Citar

ROCHA, L. S.; WILLANI, . S. . DESAMOR E MEDIAÇÃO: RELEITURA SISTÊMICA DA ECOLOGIA DO DESEJO DE WARAT. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 30, n. 2, 2014. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/568. Acesso em: 29 mar. 2024.