EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PLANETA

Autores

  • Michele Amaral Dill Goi

Palavras-chave:

Crise ambiental, Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental

Resumo

No presente artigo tratar-se-á, dentro da questão mais ampla e polêmica que é a crise do meio ambiente, da Educação Ambiental. Com a evolução da ciência e da tecnologia, principalmente, o homem superou a dependência que tinha em relação ao meio ambiente no qual estava inserido e começou a dominá-lo, explorando ilimitadamente os seus recursos que são limitados, e, dessa forma, acarretou a crise ambiental. A Conferência de Estocolmo (1972) alertou os Estados quanto ao fato de que a política do “desenvolvimento a qualquer preço”, a longo prazo, é insustentável. Posteriormente, a Rio-92 adotou o desenvolvimento sustentável como meta a ser perseguida para solucionar os problemas ambientais. Porém, tanto a conscientização quanto o desenvolvimento sustentável, só no plano teórico, sem prática correspondente, são precários diante da gravidade da crise do meio ambiente. Diante disso, aponta-se a Educação Ambiental Crítica como um instrumento estratégico fundamental para a sustentabilidade do planeta, uma vez que essa promove a conscientização acompanhada de mobilização.

Biografia do Autor

Michele Amaral Dill Goi

Mestranda em Desenvolvimento na UNIJUÍ. Rua do Comércio, 3000, Bairro Universitário,
98700-000, Ijuí-RS, Brasil. Bolsista da CAPES. E-mail: goiekreling@terra.com.br.

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Publicado

2010-03-31

Como Citar

DILL GOI, M. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO PLANETA. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 26, n. 1, 2010. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/580. Acesso em: 30 dez. 2024.