PODER E AUTOPOIESE DA POLÍTICA EM NIKLAS LUHMANN

Autores

  • Rafael Lazzarotto Simioni

Palavras-chave:

Política, Poder, Autopoiese, Teoria dos sistemas, Niklas Luhmann

Resumo

A política pode ser entendida em várias perspectivas teóricas diferentes. Na perspectiva da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, a política é um sistema autopoiético de comunicação que se diferencia dos demais a partir da sua referência ao poder como meio de comunicação. Assim, a política estrutura e dota de sentido todas as ações e decisões que fazem referência ao seu código. Essa perspectiva se torna interessante para a teoria política, especialmente porque ela vai muito além da ideia de política ligada a Estados nacionais. A política acontece em todas as formas de comunicação social que fazem referência ao seu código. Mas uma objeção pode ser feita a essa perspectiva: como pensar suficientemente a política mundial sob o código da diferença entre situação e oposição se esse código estrutura mais o âmbito interno das organizações internacionais do que a comunicação internacional do poder? Por isso, a diferença entre decisores e afetados pela decisão parece complementar a intelecção do poder no campo das políticas mundiais.

Biografia do Autor

Rafael Lazzarotto Simioni

Doutorando em Direito pela Unisinos. Mestre em Direito pela UCS. Professor e pesquisador UCS e Ulbra. E-mail: rafael@institutoorbis.org.br.

Downloads

Publicado

2009-04-23

Como Citar

SIMIONI, R. L. PODER E AUTOPOIESE DA POLÍTICA EM NIKLAS LUHMANN. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 27, n. -, p. 119–130, 2009. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/604. Acesso em: 27 abr. 2024.