ARGUMENTAÇÃO E RENOVAÇÃO INSTITUCIONAL EM BRESSER PEREIRA: INTRODUÇÃO À LEITURA DE "CONSTRUINDO O ESTADO REPUBLICANO: DEMOCRACIA E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA"

Autores

  • Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy

Palavras-chave:

Modernidade, Estado, Racionalidade, Republicanismo e mercados

Resumo

O ensaio pretende colocar uma discussão em torno de um dos livros de Bresser Pereira, Construindo o Estado Republicano, texto central no que se refere a muitas questões contemporâneas de gestão pública. Instituições
estatais precedem aos mercados. Um Estado Republicano exige cidadania participativa. Bresser defende um Estado forte, construído, no entanto,
num contexto quantitativo minimalista de servidores públicos.

Biografia do Autor

Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy

Doutor e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Consultor-Geral da União. As opiniões aqui emitidas são de inteira responsabilidade do autor e não traduzem ou refletem a posição institucional que ocupa. Advocacia-Geral da União. E-mail: arnaldo.godoy@agu.gov.br e asmgodoy@gmail.com.

Downloads

Publicado

2011-03-01

Como Citar

GODOY, A. S. de M. ARGUMENTAÇÃO E RENOVAÇÃO INSTITUCIONAL EM BRESSER PEREIRA: INTRODUÇÃO À LEITURA DE "CONSTRUINDO O ESTADO REPUBLICANO: DEMOCRACIA E REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA". Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 244–271, 2011. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/628. Acesso em: 23 abr. 2024.