E-DEMOCRACIA: UMA IMPORTANTE VERTENTE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Ana Cristina Azevedo Pontes de Carvalho Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

Democracia, Direitos fundamentais, E-democracia

Resumo

O presente artigo realiza um breve panorama acerca da democracia, da sua origem em Atenas até a democracia hodierna, e apresenta as principais questões que ora se discutem sobre o assunto. Obtém -se, então, o conceito de democracia; em seguida, analisa -se a prática da democracia no mundo contemporâneo e de que forma atua a e -democracia, especialmente no contexto de alguns direitos fundamentais, como os direitos políticos, o acesso à informação e a liberdade de expressão. O acesso à informação e
a liberdade de expressão mostram-se imprescindíveis para a e-democracia, viabilizando o exercício consciente dos direitos políticos e a participação popular em discussões e iniciativas que dificilmente teriam êxito se não existisse a internet.

Biografia do Autor

Ana Cristina Azevedo Pontes de Carvalho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora das Faculdades de Direito e de Computação e Informática, além de Coordenadora da Especialização em Computação Forense. E-mail: anacrisazevedo@mackenzie.br.

Downloads

Publicado

2011-03-01

Como Citar

CARVALHO, A. C. A. P. de. E-DEMOCRACIA: UMA IMPORTANTE VERTENTE DA DEMOCRACIA CONTEMPORÂNEA. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 118–135, 2011. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/632. Acesso em: 28 mar. 2024.