O ESTADO LIBERAL CLÁSSICO E O SURGIMENTO DO ÉTAT LEG AL NA FRANÇA: AS GARANTIAS INDIVIDUAIS E A O PAPEL DO JUIZ NO PROCESSO

Autores

  • Cássio Schneider Bemvenuti FEEVALE

Palavras-chave:

Processo, Estado liberal, État legal, Garantias individuais

Resumo

A formação do Estado Liberal Clássico é caracterizada pela resposta da sociedade civil ao Poder Absolutista, que dominava grande parte dos países europeus até meados dos séculos XVII e XVIII. A partir de então, o modelo liberal pregado por uma burguesia emergente e revolucionária, foi adotado por vários países e consagrado posteriormente em diversas ordens constitucionais do ocidente. Nesse cenário, cada Estado vivenciou essas fases de maneira diferente, variando conforme o desenvolvimento econômico de cada país e suas particularidades culturais. A Revolução Francesa de 1789 e o consequente surgimento do que se reconhece como État legal francês são um exemplo desta transformação estatal e social vivida após longos séculos de reinado absolutista e feudal. Observa-se que muitas das garantias individuais consagradas neste período ainda se fazem presentes hodiernamente. O papel do juiz nesse contexto deve ser ressaltado. A função de reprodutor da letra da lei e a aplicação das garantias individuais no processo evidenciavam a própria participação do cidadão na limitação do poder estatal. É observando esse itinerário dos modelos de Estado e das garantias individuais do processo, que se busca analisar o surgimento do État legal francês e a consagração de garantias processuais demarcadas até os dias de hoje.

Biografia do Autor

Cássio Schneider Bemvenuti, FEEVALE

Pesquisador - Iniciação Científica na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS (2004/2005). Estagiário Remunerado da Defensoria Pública - RS (2005/2006). Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS (2007/02). Advogado OAB/RS 73.167 (Desde 2007/02). Especialista / Pós-Graduado pela Academia Brasileira de Direito Processual Civil - ABDPC (2008/2009). Bolsista Diplomado no Curso de Extensão da Fundação Escola Superior da Defensoria Publica - FESDEP/RS (2010). Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS/RS (2011 - 2013). Professor da Graduação em Ciências Contábeis e Administração de Empresas na FACCAT (Faculdades Integradas de Taquara - 2014/2015). Professor do Curso de Direito da Universidade FEEVALE / RS (desde 2015/01 até o presente momento). Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Feevale / RS (Desde 2017/01 até 2019/02). Coordenador do Curso de Direito da Universidade Feevale / RS (Desde 2020/01 até o presente momento)

 

Downloads

Publicado

2015-08-01

Como Citar

CÁSSIO SCHNEIDER BEMVENUTI, C. O ESTADO LIBERAL CLÁSSICO E O SURGIMENTO DO ÉTAT LEG AL NA FRANÇA: AS GARANTIAS INDIVIDUAIS E A O PAPEL DO JUIZ NO PROCESSO. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 31, n. 2, 2015. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/75. Acesso em: 26 abr. 2024.