POLÍTICAS, PRINCÍPIOS E DECISÃO JUDICIAL
Palavras-chave:
Positivismo jurídico, Decisão judicial, Debate Hart - DworkinResumo
Um artigo inédito de H.L.A. Hart, um dos maiores expoentes da filosofia do direito no século XX, foi recentemente descoberto entre os documentos pessoais de Ronald Dworkin, figura central no debate jurídico-filosófico com Hart. Este ensaio apresenta uma resposta detalhada e crítica a aspectos fundamentais do trabalho de Dworkin, abordando temas como a relação entre argumentos de política, princípio e decisão judicial no âmbito da teoria do direito. A edição do ensaio foi realizada por Samuel Burry, que discute as origens, o contexto histórico e a relevância do manuscrito em “HLA Hart's Lost Essay on Policies, Principles, and Adjudication,” publicado na American Journal of Jurisprudence (Vol. 69, 2024). A presente publicação marca a primeira tradução do ensaio para o português, realizada especialmente para a revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas. Essa iniciativa amplia o alcance deste importante debate filosófico-jurídico, proporcionando ao público de língua portuguesa acesso direto a uma peça inédita de um dos debates mais relevantes e influentes da teoria do direito no século XX.
Referências
BERESFORD v. Royal Insurance Co. [1938] AC 586.
CONWAY v. Rimmer [1968] AC 910.
DWORKIN, Ronald. Taking Rights Seriously. Londres: Duckworth, 1977.
DWORKIN, Ronald. Hard Cases. Harvard Law Review, v. 88, p. 1057–1109, 1975.
DWORKIN, Ronald. Is Wealth a Value? Journal of Legal Studies, v. 9, p. 191–226, 1980.
DWORKIN, Ronald. Judicial Discretion. The Journal of Philosophy, v. 60, p. 624–638, 1963.
DWORKIN, Ronald. Social Rules and Legal Theory. Yale Law Journal, v. 81, p. 855–890, 1972.
DWORKIN, Ronald. The Model of Rules. University of Chicago Law Review, v. 35, p. 14–46, 1967.
D v. Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra Crianças [1978] AC 171.
HART, H. L. A. The Concept of Law. 3. ed. Oxford: Oxford University Press, 2012.
HART, H. L. A. The Concept of Law. Oxford: Clarendon Press, 1961.
RADCLIFFE, Lord. The Path of the Law de 1967: Proceedings and Papers na Harvard Law School Convocation realizada no Centésimo Quinquagésimo Aniversário de sua Fundação. Editado por Arthur E. Sutherland. Cambridge, MA: Harvard Law School, 1968.
RE BEARD [1908] 1 Cap. 383.
RIGGS v. Palmer 115 NY 506 (1889).
RITTER v. Mutual Life Ins. Co. de Nova York, 169 US 139.
WOODS v. Duncan [1946] AC 401.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.
Na hipótese de aprovação e publicação do artigo submetido, os autores dos artigos/resenhas transferem totalmente os direitos autorais do artigo em favor da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, sem nenhuma restrição. Os autores garantem ainda a originalidade e exclusividade do artigo, e que não infringem qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros, e que não foi submetido à apreciação de outro periódico. A utilização de Chatbots como ChatGPT, Bert, Bloom, ChatSonic, Chincilla, Jasper Chat e qualquer outro tipo de Inteligência Artifical similar implica também em infração aos direitos autorais. A simples submissão do artigo para avaliação já implica na plena concordância deste termo de transferência dos direitos autorais.
A Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas obedece aos termos da licença Creative Commons 3.0., em que se pode
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Mas deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Isso deve ser feito em qualquer circunstância razoável.
Aviso!
A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido, como por exemplo, outros direitos como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, que podem limitar o uso do material.