A AUDIÊNCIA DE TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO NO NOVO PROCESSO CIVIL

Autores

Palavras-chave:

novo código de processo civil, conciliação, antinomia, interpretação, política

Resumo

O novo Código de Processo Civil brasileiro incrementa, sob o aspecto formal, a tentativa de conciliação, trazendo em seu bojo inovações que condensam os diversos instrumentos de resolução de conflitos sem a necessidade de prestação jurisdicional revestida com a tutela impositiva do direito, todavia, existem antinomias e uma fricção com relação à isonomia entre as partes, carecendo de uma interpretação que estabeleça os exatos limites desta fase. Paralelamente e de forma perfunctória, permeia-se, ao longo do texto, uma crítica ao sistema procedimental que não imprime maior celeridade e denota casuísmos advindos da atividade política que servem aos grandes litigantes.

Biografia do Autor

Lázaro Alves Martins Júnior

Possui GRADUAÇÃO em DIREITO, ESPECIALIZAÇÃO em DIREITO PÚBLICO e MESTRADO em DIREITO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS E DESENVOLVIMENTO, todos esses cursos pela PUC-GO. e concluídos, respectivamente, em 1992, 2003 e 2011. É DOUTOR em FUNÇÃO SOCIAL DO DIREITO CONSTITUCIONAL pela FACULDADE AUTÔNOMA DE DIREITO - FADISP/SP, desde junho de 2018 e PÓS-DOUTORADO em DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS pelo Ius Gentium Conimbrigae-IGC da FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA desde 27.11.2019. Tem várias obras e artigos publicados na área do Direito, além de cursos e seminários no exterior. Ministrou aulas no ensino superior e proferiu palestras em diferentes campos do Direito. Atualmente é Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da comarca de Aparecida de Goiânia, Goiás, vinculada ao TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS. Tem experiência na área de Direito e Financeira, com ênfase em Direito

Downloads

Publicado

2016-02-01

Como Citar

ALVES MARTINS JÚNIOR, L. A AUDIÊNCIA DE TENTATIVA DE CONCILIAÇÃO NO NOVO PROCESSO CIVIL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 32, n. 1, 2016. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/104. Acesso em: 27 abr. 2024.