Existe uma ciência do direito?

Autores

Palavras-chave:

Ciência, Filosofia, Metodologia, Teoria do direito, Estudo científico do direito

Resumo

Falar em ciência jurídica tornou-se lugar-comum. No entanto, não está muito claro se o estudo de regras, princípios e instituições de direito, realizado por juristas, pode ser considerado uma atividade tipicamente científica. A fim de se alcançar uma resposta para este problema será realizada uma breve apresentação dos primeiros e principais cientistas da história, das teorias filosóficas acerca da ciência e, por fim, de teorias filosóficas e jurídicas sobre a natureza do direito. Busca-se, mediante a investigação de cientistas e teorias da ciência, a obtenção de uma resposta – ainda que provisória – para esta difícil questão.

Biografia do Autor

Sergio Nojiri, USP

Livre-docente pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Doutor, Mestre e Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Departamento de Filosofia do Direito e Disciplinas Básicas dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. E-mail: nojiri@usp.br.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

NOJIRI, S. Existe uma ciência do direito?. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 37, n. 1, 2021. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/324. Acesso em: 27 abr. 2024.