A SOLITUDE DA IDENTIFICAÇÃO SEXUAL: EM BUSCA DA DIGNIDADE HUMANA
Palavras-chave:
Sexualidade humana, Homossexuais, Educação básica, Educação superior, Revoluções moraisResumo
Esta pesquisa parte dos relatos de vida de estudantes de graduação de uma instituição de Brasília (DF), com o objetivo de entender como se constituem as percepções de jovens e adultos homossexuais sobre a sua inserção neste ambiente acadêmico. A fundamentação teórica envolveu as limitações do binarismo de gênero, a interação entre genética e ambiente e as relações entre o real e as construções socioculturais. A metodologia qualitativa e exploratória se baseou em entrevistas semiestruturadas em profundidade, numa amostra intencional. Como resultado, verifica-se que na infância se manifestam o isolamento e a estranheza pelas diferenças. Na adolescência, os sofrimentos dos participantes muitas vezes são agudos, em particular pelo triângulo família, religião e escola. O ambiente muda na idade adulta, embora ainda se verifique um pano de fundo de preconceito e estigma entre colegas e até professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DO SUL DE MINAS
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.
Na hipótese de aprovação e publicação do artigo submetido, os autores dos artigos/resenhas transferem totalmente os direitos autorais do artigo em favor da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, sem nenhuma restrição. Os autores garantem ainda a originalidade e exclusividade do artigo, e que não infringem qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros, e que não foi submetido à apreciação de outro periódico. A utilização de Chatbots como ChatGPT, Bert, Bloom, ChatSonic, Chincilla, Jasper Chat e qualquer outro tipo de Inteligência Artifical similar implica também em infração aos direitos autorais. A simples submissão do artigo para avaliação já implica na plena concordância deste termo de transferência dos direitos autorais.
A Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas obedece aos termos da licença Creative Commons 3.0., em que se pode
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Mas deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Isso deve ser feito em qualquer circunstância razoável.
Aviso!
A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido, como por exemplo, outros direitos como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, que podem limitar o uso do material.