A SOLITUDE DA IDENTIFICAÇÃO SEXUAL: EM BUSCA DA DIGNIDADE HUMANA
Palavras-chave:
Sexualidade humana, Homossexuais, Educação básica, Educação superior, Revoluções moraisResumo
Esta pesquisa parte dos relatos de vida de estudantes de graduação de uma instituição de Brasília (DF), com o objetivo de entender como se constituem as percepções de jovens e adultos homossexuais sobre a sua inserção neste ambiente acadêmico. A fundamentação teórica envolveu as limitações do binarismo de gênero, a interação entre genética e ambiente e as relações entre o real e as construções socioculturais. A metodologia qualitativa e exploratória se baseou em entrevistas semiestruturadas em profundidade, numa amostra intencional. Como resultado, verifica-se que na infância se manifestam o isolamento e a estranheza pelas diferenças. Na adolescência, os sofrimentos dos participantes muitas vezes são agudos, em particular pelo triângulo família, religião e escola. O ambiente muda na idade adulta, embora ainda se verifique um pano de fundo de preconceito e estigma entre colegas e até professores.
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