DEMOCRACIA TRANSNACIONAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA INSPIRADA EM PAULO FREIRE

Autores

  • Luciana dos Santos Silva UFAM
  • Mônica Nazaré Picanço Dias UFAM

Palavras-chave:

Democracia transnacional, Multiculturalidade, Pedagogia, Racismo

Resumo

O presente artigo pretende assinalar pontos de diálogo entre a teoria da democracia transnacional e uma educação com base multicultural, visando o combate ao racismo por meio de ensinamentos extraídos da obra A Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire, considerado um dos principais pensadores brasileiros do século XX. A escolha de Freire se dá pelo fato de sua proposta pedagógica ser estudada e já ter sido aplicada em países com diferentes contextos sociais. Além disso, mais de cinco décadas depois da publicação desta obra-prima, a situação de exclusão social que inspirou o autor persiste. Freire não deu cor aos campesinos que inspiraram a sua obra, mas as estatísticas demonstram a grave desigualdade social entre negro e branco mundo afora.

Biografia do Autor

Luciana dos Santos Silva, UFAM

Advogada, jornalista, analista legislativa, mestranda em Constitucionalismo e Direito na Amazônia no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFAM. E-mail: cianasantos@gmail.com.Endereço: Rua Saciara, n. 50, bairro Cidade Nova 1, Manaus/AM. Telefone: (92) 99221-1205. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6002869175333418.

Mônica Nazaré Picanço Dias, UFAM

Doutora em Ciência Jurídica UNIVALI/SC (2013). Mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (2008). Especialização em Direito Penal e Direito Processual Penal (2001) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Atua principalmente nos seguintes temas: Justiça Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Criminologia e Transnacionalidade. Professora Adjunta C da Universidade Federal do Amazonas em Direito Penal e Direito Processual Penal. Professora de Direito Penal e Processo Penal da Faculdade Santa Teresa. Professora do curso de graduação em Direito Penal e Pós-graduação em Direito Penal do CIESA/AM. Professora do Programa de Pós-graduação (mestrado em Constitucionalismo e Direitos na Amazônia). Advogada. E-mail: monicapdias@hotmail.com. Endereço: Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, n. 6.200, Setor Norte, Coroado I, Manaus/AM. Telefone: (92) 98124-0019. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9361050422173821.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

DOS SANTOS SILVA, L.; NAZARÉ PICANÇO DIAS, M. DEMOCRACIA TRANSNACIONAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA INSPIRADA EM PAULO FREIRE. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 37, n. 2, 2021. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/415. Acesso em: 20 abr. 2024.