UMA ABORDAGEM SOBRE BIOPOLÍTICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DISCURSO DO ÓDIO DA INTERNET COMO UMA DAS FORMAS DE CONTROLE SOCIAL

Autores

  • Richard Bassan UNIMAR
  • Jefferson Aparecido Dias UNIMAR
  • Walkiria Martinez Heinrich Ferrer UNIMAR

Palavras-chave:

Biopolítica, Discurso de ódio, Internet, Novas tecnologias, Mecanismos de controle social

Resumo

A pesquisa aqui desenvolvida decorre da análise das circunstâncias em que ocorrem os discursos de ódio na internet como mecanismo de controle social, sob a perspectiva da biopolítica e o uso de novas tecnologias. A problemática está no fato de que essa prática tem sido, ao longo dos anos, bastante observada e possui gatilhos que podem ensejar a incidência de uma série de outras práticas deletérias às relações humanas. O controle biopolítico dos corpos virtuais e de suas condutas diante da internet, ferramenta de grande alcance e poder de dissuasão, das relações de poder de um determinado grupo sobre o outro. Assim, a pesquisa pretende analisar esses discursos a partir da lógica foucaultiana diante do processo de idealização do outro a partir do discurso, levando-se em consideração a força invisível encadeada com o objetivo de romper concepções mais tradicionais. Valendo-se do método dedutivo, pesquisa qualitativa e bibliográfica, serão utilizadas doutrina e artigos científicos.

Biografia do Autor

Richard Bassan, UNIMAR

Mestrando em Direito pela Unimar, procurador do Município em Taboão da Serra e advogado em São Paulo. Residente e domiciliado na Rua Teodósio Nobre, 180, Vila Marari, São Paulo/SP. E-mail: richardbassan@adv.oabsp.org.br. Telefone: (11) 99529-3018. Não recebo financiamento ou benefícios de fontes comerciais ou não e declaro não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresenta.

Jefferson Aparecido Dias, UNIMAR

Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide, Sevilha (Espanha). Professor da graduação, mestrado e doutorado em Direito na UNIMAR (Universidade de Marília). Av. Higino Muzi Filho, 1001, Mirante – Marília/SP, CEP: 17525-902. E-mail:
jeffersondias@unimar.br. Telefone: (14) 99749-0777. Não recebo financiamento ou benefícios de fontes comerciais ou não e declaro não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresenta.

Walkiria Martinez Heinrich Ferrer, UNIMAR

Doutora em Educação pela UNESP/Marília (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Marília). Professora da graduação, mestrado e doutorado em Direito na UNIMAR (Universidade de Marília). Av. Higino Muzi Filho, 1001, Mirante – Marília/SP, CEP: 17525-902. E-mail: nipex@unimar.br. Telefone: (14) 99687-7073. Não recebo financiamento ou benefícios de fontes comerciais ou não e declaro não haver conflito de interesses que comprometa o trabalho apresenta.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

BASSAN, R.; APARECIDO DIAS, J.; MARTINEZ HEINRICH FERRER, W. UMA ABORDAGEM SOBRE BIOPOLÍTICA E O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E O DISCURSO DO ÓDIO DA INTERNET COMO UMA DAS FORMAS DE CONTROLE SOCIAL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 37, n. 2, 2021. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/425. Acesso em: 27 abr. 2024.