DIREITOS INDÍGENAS PARA IMIGRANTES INDÍGENAS: O CASO DOS WARAO NO BRASIL

Autores

  • Fernando César Costa Xavier UFRR

Palavras-chave:

Índios, Imigrantes, Direitos indígenas, Direito brasileiro, Warao

Resumo

Este artigo argumenta que a concepção de “índio” prevista na Constituição Federal brasileira deveria ser interpretada de maneira a se conceber que mesmo os indígenas que tenham imigrado para o Brasil – como os índios venezuelanos da etnia Warao –, devem ter assegurado em seu favor a maioria dos direitos que são reconhecidos no direito brasileiro aos índios. Nas primeiras partes do texto, são apresentadas características gerais do povo Warao; em seguida, é listado um conjunto de direitos subjetivos que o direito brasileiro reservaria especificamente aos índios, a saber, (a) o direito à proteção cultural e à atenção especial à saúde, (b) o direito a um ensino fundamental especial, (c) o direito à representação e defesa técnica especiais, (d) o direito à consulta prévia e (e) o direito coletivo à terra. Ao final, sustenta-se que, parecendo existir duas concepções concorrentes de “índios” na Constituição, dever-se-ia optar por aquela que os considera mais como um grupo vulnerável do que como um grupo civilizatório, podendo-se então concluir que os índios imigrantes, como os Warao, também deveriam ser considerados titulares daqueles direitos indígenas
específicos – excetuado apenas o direito possessório sobre terras tradicionalmente ocupadas.

Biografia do Autor

Fernando César Costa Xavier, UFRR

Bacharel e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorando em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutorando em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Associado pelo Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Roraima (ICJ/UFRR), Professor Adjunto do Curso de Direito da Universidade Estadual de Roraima (UERR). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3470-0139. E-mail: fxavier010@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

CÉSAR COSTA XAVIER, F. DIREITOS INDÍGENAS PARA IMIGRANTES INDÍGENAS: O CASO DOS WARAO NO BRASIL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 37, n. 2, 2021. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/427. Acesso em: 20 abr. 2024.