Evidências de ativismo judicial na modulação de efeitos

Autores

  • Bruno Ortigara Dellagerisi Anhanguera Educacional Ltda – Passo Fundo

Palavras-chave:

Ativismo judicial, Discricionariedade, Modulação de efeitos

Resumo

Com base na decisão do Recurso Extraordinário 600.885/RS, este trabalho busca discutir o problema do ativismo judicial a partir da modulação dos efeitos relativa ao controle de constitucionalidade. Assim, tomando a discricionariedade como conceito inicial e elemento comum entre o ativismo e a modulação, assume a premissa de que a politização do Poder Judiciário é fator determinante para a adoção de uma postura ativista. Para tanto, metodologicamente, propõe o estudo de caso no qual o Supremo Tribunal Federal modulou os efeitos da declaração de inconstitucionalidade para o futuro. Desse modo, considerando as limitações do recorte formulado, conclui, sem esgotar o tema, que é possível observar no caso examinado evidências do ativismo judicial, associando este conceito à discricionariedade judicial.

Biografia do Autor

Bruno Ortigara Dellagerisi, Anhanguera Educacional Ltda – Passo Fundo

Advogado. Docente do curso de Direito da Faculdade Anhanguera/PF. Mestre em Direito, Democracia e Sustentabilidade pela Faculdade Meridional IMED (2014/2016). Bolsista CAPES. Possui graduação em Direito pela Faculdade Meridional IMED (2013). Bolsista Desempenho - IMED (2008/2012).

Downloads

Publicado

2015-02-01

Como Citar

ORTIGARA DELLAGERISI, B. Evidências de ativismo judicial na modulação de efeitos. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 31, n. 1, 2015. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/44. Acesso em: 26 abr. 2024.