Multidão: genealogia, ontologia e recontextualização do conceito na proposta de uma democracia radical

Autores

Palavras-chave:

Multidão, Democracia radical, Filosofia política, Hardt e Negri

Resumo

A proposta de uma democracia radical é um tema que comumente incita questionamentos sobre sua natureza. Os autores contemporâneos Michael Hardt e Antonio Negri têm se destacado no debate político-filosófico – entre outros motivos de maior profundidade – pela controversa carga semântica utilizada para comunicar o diagnóstico político apresentado em suas obras, tanto no que concerne à democracia radical, quanto à multidão, seu agente político por excelência. O primeiro passo para a leitura de seus livros consiste, portanto, em compreender a dimensão teórica de seus conceitos-chave, situando-os no espectro filosófico formado pela tradição dos pensamentos ontológico-políticos.

Biografia do Autor

Lorena Martoni de Freitas, UFMG

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, e período de Doutorado Sanduíche na Université Paris VIII, com financiamento à pesquisa pela agência CAPES. Mestra e Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia Política, Teoria Social, e Teoria do Direito e do Estado, com enfoque em Filosofia Francesa Contemporânea e na Filosofia Italiana contemporânea.

Downloads

Publicado

2015-02-01

Como Citar

MARTONI DE FREITAS, L. Multidão: genealogia, ontologia e recontextualização do conceito na proposta de uma democracia radical. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 31, n. 1, 2015. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/46. Acesso em: 20 abr. 2024.