LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PROPAGANDA ELEITORAL: ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Autores

Palavras-chave:

Direito constitucional comparado; Direito fundamentais; Direitos Humanos e Políticas Públicas; Liberdade de expressão

Resumo

Essa pesquisa aborda o conceito, os limites e as tensões geradas pelo direito fundamental à liberdade de expressão, tendo como foco a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral. No aspecto conceitual, o artigo investiga o conceito, os fundamentos teóricos que justificam a garantia constitucional desse direito e, finalmente, os limites incidentes sobre o exercício de tal direito fundamental. Sob essa perspectiva, o artigo realiza uma revisão bibliográfica a respeito de textos clássicos que trataram do tema da liberdade de expressão. No que diz respeito aos limites dogmáticos de tal direito fundamental, foram analisados os detalhes e as características da proteção constitucional da liberdade de expressão. A pesquisa foi desenvolvida com base no método de análise documental, que busca inferir os contornos do direito fundamental em tematizado com base em decisões judiciais e suas fundamentações.

Biografia do Autor

Lucas Catib de Laurentiis, PUC-Campinas

Professor Titular Categoria A1 da PUC-Campinas. Coordenador e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito (PPGD), vinculado à linha de pesquisa "Cooperação Internacional e Direitos Humanos". Mestre e doutor em Direito constitucional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante com bolsa CAPES sanduíche da Albert Ludwigs Universität Freiburg e do Instituto Max Planck de Freiburg. É especialista em Direito constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor nos cursos de especialização e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor e orientador da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público. Foi pesquisador e professor convidado da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Membro da comissão de Direito constitucional da OAB-SP. É advogado e consultor nas áreas de direito público e direito tributário.

Frederico Boldrin Ferraciolli, PUC-Campinas

Cursando o 9º semestre do curso de direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com o desenvolvimento de projeto de pesquisa de Iniciação Cientifica ligado à linha de pesquisa Cooperação Internacional e Direitos Humanos, sob orientação do Prof. Dr. Lucas Catib De Laurentiis. Atualmente realiza estágio na 2ª Vara do Gabinete do Fórum de Nova Odessa - TJSP. Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). 

Referências

ARGUELLES, D. W.; RIBEIRO, L. (2018) Ministocracia: O Supremo Tribunal Federal individual e o processo democrático brasileiro. Novos Estudos. Cebrap, São Paulo.

FILHO, C. N. (2012) Propaganda eleitoral e o princípio da liberdade da propaganda política, Belo Horizonte: Fórum.

GOMES, J. J. (2018) Direto Eleitoral, São Paulo: Editora Atlas.

GRIMM, D. (2010) Freedom of speech in a globalized Word, in Hare, Ivan; Weinstein, James, Extreme speech and democracy, Oxford University Press.

LAURENTIIS, L. C.; THOMAZINI, F. A. (2020) Liberdade de expressão: teorias, fundamentos e análise de casos. Revista Direito e Práxis, [S.l.].

LAZARSFELD, P. F. (1944) The election is over. The Public Opinion Quarterly, Oxford, v. 8, n. 3.

MAIKLEJOHN, A. (1961) The first amendment is an absolute, Supreme Court Review, v. 1.

MEYER, W. (1996) In Defense of Negative Campaigning, Political Science Quarterly, v. 111, n. 3.

MOUFFE, C. (2015) Sobre o político, São Paulo: Martins Fontes.

NAPOLITANO, C. J. (2019) Supremo Tribunal Federal e asPropagandas Eleitorais, Revista de estudos empíricos em direito, v. 6 (1).

OSÓRIO, A. (2017) Direito eleitoral e liberdade de expressão, Belo Horizonte: Fórum.

POST, R. (2000) Reconciling Theory and Doctrine in First amendment jurisprudence, California Law Review, v. 88, p. 2353-2374.

SILVA, G. A.; Helpa, C. (2017) O direito de atacar o adversário e o controle da mentira na propaganda eleitoral negativa, Revista brasileira de direito eleitoral, n. 17.

SILVA, J. A. (2018) Curso de direito constitucional positivo, São Paulo: Malheiros.

STONE, G. R. (2008) Free speech in the Twenty-First Century: Ten Lessons from the Twentieth Century. Pepperdine Law Review, v. 36, p. 273-300.

Downloads

Publicado

2023-04-25

Como Citar

LAURENTIIS, L. C. de .; FERRACIOLLI, F. B. . LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PROPAGANDA ELEITORAL: ANÁLISE DA JURISPRUDÊNCIA DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 1, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/460. Acesso em: 24 abr. 2024.