DEMOCRACIA LIBERAL E(M) CRISE: A DUPLA FACE DO PROBLEMA NA ASCENSÃO DO LIBERALISMO ANTIDEMOCRÁTICO E DA DEMOCRACIA ILIBERAL

Autores

  • Bruna Andrade Obaldia UFSM
  • Valéria Ribas do Nascimento UFSM

Palavras-chave:

Crise, Democracia, Direitos, Liberalismo, Política

Resumo

O trabalho investiga a crise atualmente experimentada pelo sistema político da democracia liberal na estrutura política ocidental. Dividido em três seções, inicia pela compreensão da democracia liberal enquanto sistema político, abordado pontos importantes desde sua criação até a instauração de sua crise. O segundo capítulo aborda o liberalismo antidemocrático como um produto dessa possível desconsolidação democrática. A última seção debruça-se sobre a democracia iliberal enquanto outra face do problema. Destarte, questiona-se: em que medida posturas antidemocráticas e/ou iliberais adotadas na política ocidental podem ser indicativos de uma crise na democracia liberal? O método de abordagem é o dedutivo, aliado ao procedimento monográfico e à técnica de pesquisa bibliográfica. Finalmente, depreender-se-á que tanto o aspecto democrático quanto o aspecto liberal estão inseridos em uma relação simbiótica no sistema político da democracia liberal. Assim, qualquer (tentativa de) desintegração desses institutos, pelo liberalismo antidemocrático ou pela democracia iliberal, escancara a crise experimentada.

Biografia do Autor

Bruna Andrade Obaldia, UFSM

Mestranda em Direito junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UFSM. Integrante do Núcleo de
Estudos Avançados em Processo Civil (NEAPRO) da UFSM. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Código de Financiamento 001.

Valéria Ribas do Nascimento, UFSM

Doutora em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com período de pesquisa
na “Universidad de Sevilla” (US); Pós-doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
Professora Associada do Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Coordenadora do Núcleo do Direito Constitucional (NDC) da UFSM, com bolsa de fomento do CNPQ/CAPES Edital
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.o 07/2011.

Downloads

Publicado

2022-04-04

Como Citar

ANDRADE OBALDIA, B.; RIBAS DO NASCIMENTO, V. DEMOCRACIA LIBERAL E(M) CRISE: A DUPLA FACE DO PROBLEMA NA ASCENSÃO DO LIBERALISMO ANTIDEMOCRÁTICO E DA DEMOCRACIA ILIBERAL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 38, n. 1, p. 68–82, 2022. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/461. Acesso em: 25 abr. 2024.