DIREITO À EDUCAÇÃO, ORÇAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INSTITUÍDAS PELO GOVERNO FEDERAL (2010-2019)

Autores

Palavras-chave:

Direito à educação, Orçamento público, Políticas públicas, Theodore J. Lowi

Resumo

Diante da importância do direito social à educação para a evolução e fortalecimento da democracia, este artigo analisou alguns dos mecanismos estatais que lhe dão solidez, quais sejam, o orçamento e as políticas públicas. Para tanto, a pesquisa se valeu, além do estudo bibliográfico e da coleta de dados orçamentários, da análise das principais políticas públicas aplicadas pelo governo federal no período de 2010 a 2019, enquadrando-as na tipologia formulada por Theodore J. Lowi. Concluiu-se que no período relativo a governos progressistas houve ampliação de gastos com educação e maior empenho na instituição de políticas que visavam atingir populações socialmente vulneráveis, enquanto governos conservadores estagnaram o crescimento dos gastos e se preocuparam em instaurar políticas com menor impacto na redução de disparidades educacionais, o que faz com que a eficácia do direito à educação ainda sofra grandes interferências a depender das escolhas dos governantes.

Biografia do Autor

Heloisa Borella Zamboim, Puc-Campinas

Graduanda em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), tendo recebido fomento para o desenvolvimento do projeto: "Direito à Educação e Políticas Públicas: evolução dos gastos governamentais e eficácia dos direitos fundamentais". Lattes: http://lattes.cnpq.br/3265211561550835. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7053-636X. Email para contato: heloisazamboim@gmail.com

Vinícius Gomes Casalino, Puc Campinas

Professor titular da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-Doutor pelo Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Orientador de mestrado, vinculado à linha de pesquisa Direitos Humanos e Políticas Públicas do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Puc-Campinas, com pesquisas sobre mudanças estruturais da economia capitalista, políticas públicas e análise crítico-positiva dos direitos humanos. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5422274869244155. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0003-3315. Email para contato: vinicius.casalino@puc-campinas.edu.br.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

ZAMBOIM, H. B.; CASALINO, V. G. DIREITO À EDUCAÇÃO, ORÇAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INSTITUÍDAS PELO GOVERNO FEDERAL (2010-2019). Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/481. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"