DEMOCRACIA COMO “ÍDOLO”? ENSAIOS SOBRE UM PROJETO DE DEMOCRACIA POSSÍVEL

Autores

  • Emerson Ademir Borges de Oliveira

Palavras-chave:

Democracia, Reconstrução.

Resumo

A proposta visa analisar, a partir da concepção de Nietzsche, se existe um projeto de democracia realizável ou se a democracia se encontra no plano do ideal – dos ídolos, sendo que seu conceito se oferece apenas como um horizonte inatingível. A democracia, como hoje é conhecida, e também como foi definida ao longo de vários trabalhos notórios, seria meramente
um espectro palpável de um ídolo democrático ou essa realização possível é a sua materialização em si? Noutras palavras, estamos sempre a buscar uma realização impossível de democracia ou a democracia deixa de ser um ídolo para se apresentar numa forma falha e sensível, mas, ainda sim, plena nesse próprio jeito de ser?

Biografia do Autor

Emerson Ademir Borges de Oliveira

Mestre e Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo. Membro
colaborador da Comissão de Direito Constitucional da OAB/SP. Advogado e professor. Correspondênciapara/Corresponde to: Avenida José de Grande, 180, Jardim Parati, Marília/SP,17519-470. E-mail: borgesdeoliveira@usp.br.

Downloads

Publicado

2013-10-30

Como Citar

ADEMIR BORGES DE OLIVEIRA, E. DEMOCRACIA COMO “ÍDOLO”? ENSAIOS SOBRE UM PROJETO DE DEMOCRACIA POSSÍVEL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 29, n. 2, 2013. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/505. Acesso em: 28 maio. 2024.