EDUCAÇÃO DIGITAL: O ESTADO DA ARTE, OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS PARA O LETRAMENTO UNIVERSAL DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Palavras-chave:
EDUCAÇÃO DIGITAL, LETRAMENTO DIGITAL, NOVAS TECNOLOGIAS, ACESSO À INTERNET, EXCLUSÃO DIGITALResumo
O mundo está cada dia mais virtual. O uso das novas tecnologias está em franca expansão e atinge todas as searas da vida cotidiana. Atualmente já se fala, inclusive, que o acesso à internet é um direito fundamental do cidadão. Contudo, a realidade revela quadro de desigualdade e exclusão digital, de sorte que não são todas as pessoas que possuem efetiva acessibilidade à internet. Para além do acesso aos equipamentos, é imprescindível que haja a formação e capacitação dos cidadãos para o uso consciente da tecnologia. Nessa toada, sob o método dedutivo e pautado em revisão bibliográfica, o presente artigo tem por objetivo realizar uma radiografia sobre a educação/letramento digital da população brasileira, apontando a situação atual, os desafios e gargalos para a universalização do acesso à internet e também perspectivas para o futuro, com a apresentação de medidas que podem contribuir para a solução da questão.
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