A (IN) CONSTITUCIONALIDADE DO TISS: ENTRE O RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E O LIVRE MERCADO

Autores

Palavras-chave:

Direito à saúde, Direitos fundamentais, Direito à privacidade, Direito à intimidade, TISS

Resumo

O presente ensaio tem por escopo analisar como o padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar viola a privacidade dos dados pessoais dos pacientes e, ainda, se fere um dos princípios fundamentais da medicina: o sigilo médico. Verifica, no entanto, uma possível solução para o confl ito entre os princípios constitucionais do interesse público e os da privacidade e da intimidade mediante a aplicação da proporcionalidade. Com isso, pretende -se, por fi m, demonstrar que o respeito aos direitos fundamentais sobrepõe -se aos interesses do livre mercado como questão de preservação da unidade jurídica.

Biografia do Autor

Rafaela Lemos Guilherme, Ulbra

Acadêmica de Direito (Ulbra). Bolsista Pibic/CNPq. Correspondência para/Correspondence to: Rua Antonio Ficagna, 1257, Bairro Fátima, 92200 -690, Canoas -RS. E -mail: rafa.lemos@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2010-10-30

Como Citar

SCHWARTZ, G.; LEMOS GUILHERME, R. A (IN) CONSTITUCIONALIDADE DO TISS: ENTRE O RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E O LIVRE MERCADO. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 26, n. 2, 2010. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/536. Acesso em: 26 abr. 2024.