POR UMA FORMAÇÃO HUMANIZADA: O ENSINO JURÍDICO NA PERSPECTIVA SISTÊMICA

Autores

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, fragmentação do ensino

Resumo

A pesquisa parte da análise doutrinária sobre a educação jurídica no Brasil e a lógica reducionista que o cerca. Ao adotar o positivismo jurídico, o direito apartou-se do estudo da realidade social e carece de novas percepções para sobreviver à realidade do século XXI. Reconhece a contribuição do pensamento cartesiano para a ciência e ao mesmo tempo destaca seus reflexos na educação universitária, em especial na ciência jurídica, quando os saberes são fragmentados da complexidade humana. Por derradeiro, sugere a implantação do pensamento sistêmico como um novo paradigma para a educação, enfatizando o ensino jurídico como parte de uma ciência social e humana que tem por finalidade a busca pela pacificação social. Por meio dos métodos de pesquisa indutivo e qualitativo, de procedimento bibliográfico, conclui-se que a adoção do pensamento sistêmico no ensino superior jurídico brasileiro, é essencial para uma formação humana e voltada para a verdadeira cidadania. 

Biografia do Autor

Sandra Gonçalves Daldegan França, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Mestranda em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Advogada. Presidente da Comissão de Direito Sistêmico da Subseção de Santo Antônio da Platina - Paraná. Graduada em Direito pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP (1988). Especialista em Direito Penal - FAVENI. Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo PROJURIS. Especialista em Direito Sistêmico com Ênfase em Constelações Sistêmicas pelo INFOR/Florianópolis. Facilitadora da Justiça Restaurativa Sistêmica. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz para Situações Menos Complexas; Situações Complexas e Aprofundamento para Facilitadores de Círculos, todos pela Escola da Magistratura do Rio Grande do Sul - AJURIS. Integrante dos Grupos de Pesquisa INTERVEPES - Intervenção do Estado na Vida das Pessoas - UENP; GEAJUS - Grupo de Estudos em Aplicação Sistêmica e Justiça Restaurativa - UNIVALI e do GEJUR - Grupo de Estudos em Justiça Restaurativa - UEPG.

Renato Bernardi, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutor em Direito do Estado (sub-área Direito Tributário) - PUC-SP. Professor efetivo dos cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado e Membro da Comissão de Coordenação do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica, todos da Faculdade de Direito do CCSA - UENP, Campus de Jacarezinho. Coordenador Pedagógico do PROJURIS Estudos Jurídicos Ltda. Procurador do Estado de São Paulo desde 1994

Flaviane Schiebelbein

Mestranda em Ciência Jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP. Pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera – UNIDERP. Graduada em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB. Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

FRANÇA, S. G. D. .; BERNARDI, R. .; SCHIEBELBEIN, F. . POR UMA FORMAÇÃO HUMANIZADA: O ENSINO JURÍDICO NA PERSPECTIVA SISTÊMICA. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/553. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"