A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

Palavras-chave:

pessoa com deficiência, ensino superior, educação inclusiva, inclusão, acessibilidade

Resumo

Este artigo descreve os resultados da revisão de literatura realizada na base de dados da SciELO-Brasil, com o objetivo de analisar a efetividade da educação inclusiva no ensino superior brasileiro e identificar quais são os principais entraves para o aumento do acesso da pessoa com deficiência aos cursos de graduação. Compõem a amostra da pesquisa 41 artigos científicos, analisados por meio dos métodos comparativo e indutivo. Conclui-se que o ingresso de alunos autodeclarados com deficiência na graduação ainda é muito baixo, existindo diversas dificuldades para a prática da educação inclusiva nesse nível de ensino, principalmente em razão da falta de acessibilidade, o que revela a maneira precária como o direito à educação superior inclusiva é efetivado.

Biografia do Autor

Rebeca Costa Fabrício, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Graduanda em Direito na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Iara Pereira Ribeiro, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Doutora em Direito Civil pela PUC/SP (2013). Mestre em Filosofia do Direito também pela PUC/SP (2000). Graduada em Direito pela PUC/SP (1992) e em Letras pela USP (1996) com Licenciatura em Português e Linguística. Professora do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

FABRÍCIO, R. C. .; RIBEIRO, I. P. A EFETIVIDADE DO DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/559. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"