ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, LEGISLAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Conselho Nacional de Educação, Covid-19, Direito à educação, Ensino à distância, Ensino remoto emergencial

Resumo

A implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para evitar o aumento da contaminação pelo vírus da Covid-19, por envolver matéria educacional, pressupõe uma disciplina legal suficiente e adequada. Isso não ocorreu no Brasil, uma vez ausente norma geral nesse sentido, o que prejudicou a formação dos educandos. Por esta razão, este artigo objetiva investigar como a Lei nº 9.394/1996 poderia ter sido e pode ser aperfeiçoada para regulamentar o ERE. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, iniciada pela revisão de literatura especializada sobretudo em artigos produzidos desde a pandemia. Como ferramenta de análise, utiliza-se a Lei nº 14.040/2020 e Pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE). A pesquisa conclui que tal regulamentação poderia ocorrer por meio da edição de norma geral, tratando das formas de realização e meios de avaliação sobre o ERE, e a destinação de recursos públicos para capacitação docente e acesso discente às tecnologias demandadas pelas aulas remotas.

Biografia do Autor

Thyerrí José Cruz Silva, Universidade Tiradentes

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes. Pesquisador de Iniciação Científica (PROVIC/UNIT). Membro do Grupo de Pesquisa-CNPq Direitos fundamentais, novos direitos e evolução social. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6987132345466967. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7250-0790.

Fran Espinoza, Universidade Tiradentes

PhD em Estudos Internacionais, Universidade de Deusto, ex-bolsista da Cátedra UNESCO-Deusto, Espanha. Foi Researcher Marie Curie Action, Initial Network SPBuild (Comissão Europeia) Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Estudos Internacionais de Paz, Conflitos e Desenvolvimento, Universidade Jaume I, Espanha. Estágio de pesquisa na Universidade Louvain-la-Neuve, Bélgica. Pós-doutorado em Políticas Públicas, Universidade Federal do Paraná, Brasil. É professor titular do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos, Universidade Tiradentes – UNIT, Aracaju, Sergipe, Brasil. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9627223998627491. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7882-5449.

Anderson Silva Lima, Universidade Tiradentes

Graduando em Direito pela Universidade Tiradentes.

Referências

ALMEIDA, Fernanda Dias Menezes de. Art. 22, XXIV. In: CANOTILHO, Joaquim José Gomes et al. Comentários à Constituição do Brasil. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

ALONZO MAYÉN, Diana María. Educación virtual, el disfraz de la enseñanza remota de emergencia. Revista Guatemalteca de Educación Superior, v. 4, n. 2, 2021, p. 11-22. Disponível em: https://doi.org/10.46954/revistages.v4i2.58. Acesso em: 18 mar. 2022.

ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Revista Interfaces Científicas – Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365. Acesso em: 19 mar. 2022.

BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Um ensaio de sistematização do direito educacional. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 33, n. 131, p. 31-57, jul./set. 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/item/id/176476. Acesso em: 19 mar. 2022.

BOZKURT, Aras; SHARMA, Ramesh Chander. Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. i-vi, 2020. Disponível em: https://www.asianjde.com/ojs/index.php/AsianJDE/article/download/447/297. Acesso em: 18 mar. 2022.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Resolução nº 17, de 1989. Aprova o Regimento Interno da Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/legislacao/regimento-interno-da-camara-dos-deputados/arquivos-1/RICD%20atualizado%20ate%20RCD%2021-2021.pdf. Acesso em: 21 de abril de 2022.

BRASIL. Decreto-lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969. Dispõe sôbre tratamento excepcional para os alunos portadores das afecções que indica. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1044.htm. Acesso em: 15 abr. 2022.

BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 20 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. 2020a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/Lei/L14040.htm. Acesso em: 15 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Nota de Esclarecimento. 18 de março de 2020. 2020b. Disponível em: https://www.consed.org.br/storage/download/5e78b3190caee.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB 1/2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=33151-resolucao-ceb-n1-fevereiro-2016-pdf&category_slug=fevereiro-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 5, de 28 de abril de 2020. 2020c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 11, de 7 de julho de 2020. 2020d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=148391-pcp011-20&category_slug=julho-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 15, de 6 de outubro de 2020. 2020e. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=160391-pcp015-20&category_slug=outubro-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. 2020f. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 15 abr. 2022.

BRASIL. Presidência da República. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. 2020h. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 15 abr. 2022.

BUNDUKI, Ana Júlia Sales Aragão; ALENCAR, Daniella Stefano de. Ensino remoto emergencial e os entraves ao ensino básico. Revista da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, São Paulo, n. 2, v. 2, p. 225-248, jul./dez. 2020. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_informativo/2021_Periodicos/Rev-Def-Pub-SP_v.2_n.2.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes; MOREIRA, Vital. Constituição da República Portuguesa Anotada. 4. ed. rev. Coimbra: Coimbra Editora, 2007.

CARDOSO, Cristiane Alves; FERREIRA, Valdivina Alves; BARBOSA, Fabiana Carla Gomes. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, v. 7, n. 3, p. 38-46, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929. Acesso em: 22 mar. 2022.

CLÈVE, Clèmerson Merlin. Atividade legislativa do poder executivo. 3. ed., rev. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

COQUEIRO, Naiara Porto da Silva; SOUSA, Erivan Coqueiro. A educação a distância (EAD) e o ensino remoto emergencial (ERE) em tempos de Pandemia da Covid 19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.7, p. 66061-66075, jul. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-060. Acesso em: 24 mar. 2022.

CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 19 mar. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

HODGES, Charles et al. La diferencia entre la enseñanza remota de emergencia y el aprendizaje en línea. In: CABRALES, Antonio et al. (coord.). Enseñanza Remota de Emergencia: Textos para la discusión. The Learning Factor, 2020, p. 12-22. Disponível em: http://www.educaccionperu.org/wp-content/uploads/2020/04/Ensen%CC%83anza-Remota-de-Emergencia-Textos-para-la-discusio%CC%81n.pdf. Acesso em: 26 mar. 2022.

LÓPEZ-MOROCHO, Luis Rodolfo. Educación remota de emergencia, virtualidad y desigualdades: pedagogía en tiempos de pandemia. 593 Digital Publisher CEIT, v. 5, n. 5-2, p. 98-107, set. 2020. Disponível em: doi.org/10.33386/593dp.2020.5-2.347. Acesso em: 23 mar. 2022.

JOYE, Cassandra Ribeiro; MOREIRA, Marília Maia; ROCHA, Sinara Socorro Duarte. Educação a Distância ou Atividade Educacional Remota Emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, e521974299, 2020, p. 1-29. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299/3757. Acesso em: 22 nov. 2020.

MACIEL, Caroline Stéphanie Francis dos Santos. O desenho institucional pós Constituição de 1988: impactos no processo legislativo da educação básica. Revista Culturas Jurídicas, v. 6, n. 15, p. 65-92, set./dez., 2019. Disponível em: https://doi.org/10.22409/rcj.v6i15.591. Acesso em: 21 mar. 2022.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Rev. técnica de Edgard de Assis Carvalho. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

MOTTA, Fabrício; BUÍSSA, Leonardo; BARBOSA, Maísa. O financiamento da educação no Brasil como instrumento de aprofundamento da desigualdade social. A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, ano 18, n. 73, p. 97-114, jul./set. 2018.

PEREIRA JÚNIOR, Antonio Jorge. Artigos 205 e 206. In: BONAVIDES, Paulo; MIRANDA, Jorge; AGRA, Walber de Moura (coords.). Comentários à Constituição Federal de 1988. Rio de Janeiro: Forense, 2009.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação?. Trad. Ivette Braga. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1973.

SAMPAIO, Inayá Maria. A educação a distância e o ensino emergencial em tempos de pandemia: a alternativa do ensino remoto e outras variantes. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 10, n. 3, p. 1037-1053, set./dez. 2021. Disponível em:: https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-61690. Acesso em: 16 mar. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, S. A., 2020.

SANTOS, Guilherme Mendes Tomaz dos. Tecnologías digitales frente al escenario del Covid-19: (in)efectividad del derecho educativo brasileño?. Brazilian Journal of Policy and Development, v. 2, n. 3, p. 35-54, 2020. Disponível em:: https://doi.org/10.52367/BRJPD.2675-102X.2020.2.3.35-54. Acesso em: 26 mar. 2022.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade & Sociedade, ANDES-SN, Brasília, n. 67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 24 mar. 2022.

SCHLEMMER, Eliane; MOREIRA, José António. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438. Acesso em: 22 mar. 2022.

SOUZA, Maria Rosângela de; BRAGANÇA, Sabrina; ZIENTARSKI, Clarice. A educação brasileira diante dos impactos da Covid-19 e a legislação implantada: interesses controversos à realidade brasileira?. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, a. 18, n. 3, p. 139-156, set./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2580. Acesso em: 26 mar. 2022.

SPONHOLZ, Sandres et al. Direito à educação ou direito à qualidade do ensino?: uma abordagem à luz do princípio fundamental constitucional da cidadania. Revista de Direito Educacional, v. 6, p.115-132, jul./dez. 2012.

TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 18. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. Fundo das Nações Unidas para a Infância, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: Reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, e843998153, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153. Acesso em: 22 mar. 2022.

WILL, Daniela Erani Monteiro et al. Profusão terminológica na denominação das práticas pedagógicas da Educação Básica durante a pandemia de COVID-19. EmRede, v. 8, n. 1, p. 1-19, jan./jun. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.726. Acesso em: 23 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

SILVA, T. J. C.; ESPINOZA, F.; LIMA, A. S. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, LEGISLAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/575. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"