A OBRA DE VYGOTSKY E O ENSINO JURÍDICO SUPERIOR NA UNESC

Autores

Palavras-chave:

Direito, Docência, Ensino Jurídico, Pedagogia, Vygotsky

Resumo

O artigo possui como objetivo geral relacionar contribuições de Vygotsky ao ensino jurídico superior. O problema deste artigo encontra-se na pergunta: quais contribuições a obra de Vygotsky pode dar ao ensino da prática jurídica simulada? Foram estudados aspectos da vida e da obra de Vygotsky, no contexto soviético, a fim de se verificar algumas contribuições pedagógicas sobre o esforço de aprendizagem.  Por fim, analisou-se a prática jurídica simulada do Curso de Direito da UNESC. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, em pesquisa teórica e qualitativa, com emprego de material bibliográfico e documental. Conclui-se que a Obra de Vygotsky possui elementos que podem ser aproveitados e contextualizados no ensino jurídico superior.

Biografia do Autor

Maurício da Cunha Savino Filó, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutor em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Possui Mestrado em Direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos - PPGD - UNIPAC (2010), possui Graduação (2004) e Pós-Graduação lato sensu em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC, 2004). Lecionou na Universidade Presidente Antônio Carlos de 2009 até 2011/1. Leciona desde agosto de 2011, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atualmente é Membro do Núcleo Docente Estruturante, sendo que leciona Teoria Geral do Processo e Prática Processual Administrativa. Líder do Grupo de Pesquisa da UNESC Republicanismo, Complexidade, Jurisdição (RECOMJUR). Participa da Rede de Pesquisa em Republicanismo, Cidadania e Jurisdição - RECIJUR, que congrega: UFSC, UCS e UNESC. LADSSC - Laboratório de Direito Sanitário e Saúde Coletiva. Possui certificado de conhecimento da língua italiana, emitido pela Università per Stranieri Perugia (2006). Participa do Grupo da UFSC Ius Dicere. Advogado. http://lattes.cnpq.br/5488041020174684

Márcia Andréia Schutz Lirio Piazza, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC. Mestra em Educação. Procuradora Juridica da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC. Coordenadora do Curso de Direito e Professora da UNESC nas disciplinas de Direito Processual do Trabalho, Prática Processual Trabalhista e Estágio Supervisionado com Mediação e Conciliação. Membro do Grupo de pesquisa: Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho e Educação (NIETE)-UNESC , do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/UNESC), do(a) Universidade do Extremo Sul Catarinense. Mediadora formada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina e Conciliadora cadastrada no CNJ, Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB-SC(2022/2024), Conselheira da Subseção de Criciúma da OAB-SC(2022/20024). Advogada. http://lattes.cnpq.br/4528555002778758

Sandra Muriel Zadróski Zanette, Colégio Universitário de Criciúma

Possui graduação em Administração pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1995), graduação em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2014) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017). Atualmente é professora - Colégio Universitário de Criciúma/ FUCAP/Univinte, e advogada - Escritório de Advocacia. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: direito da criança e do adolescente, direito de família e sucessões, mediação e conciiação. http://lattes.cnpq.br/3571917845990431

Referências

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

FILÓ, M. da C. S.; PIAZZA, M. A. S. L. .; ZANETTE, S. M. Z. . A OBRA DE VYGOTSKY E O ENSINO JURÍDICO SUPERIOR NA UNESC. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/636. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"