A OBRA DE VYGOTSKY E O ENSINO JURÍDICO SUPERIOR NA UNESC
Palavras-chave:
Direito, Docência, Ensino Jurídico, Pedagogia, VygotskyResumo
O artigo possui como objetivo geral relacionar contribuições de Vygotsky ao ensino jurídico superior. O problema deste artigo encontra-se na pergunta: quais contribuições a obra de Vygotsky pode dar ao ensino da prática jurídica simulada? Foram estudados aspectos da vida e da obra de Vygotsky, no contexto soviético, a fim de se verificar algumas contribuições pedagógicas sobre o esforço de aprendizagem. Por fim, analisou-se a prática jurídica simulada do Curso de Direito da UNESC. O método de pesquisa utilizado foi o dedutivo, em pesquisa teórica e qualitativa, com emprego de material bibliográfico e documental. Conclui-se que a Obra de Vygotsky possui elementos que podem ser aproveitados e contextualizados no ensino jurídico superior.
Referências
BRASIL, 2018. RESOLUÇÃO Nº 5, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2018. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104111-rces005-18/file. Acesso em 18 mar 2022.
COLAÇO, Thais Luzia. ENSINO DO DIREITO E CAPACITAÇÃO DOCENTE. In Aprendendo a ensinar direito O Direito / Thaís Luzia Colaço (org.) - Florianópolis: OAB/SC Editora, 2006.
PIACENTINI, Dulce de Queiroz. VYGOTSKY, FREIRE E MORIN E A EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS. p. 167-189. In: Aprendendo a ensinar direito O Direito / Thaís Luzia Colaço (org.) - Florianópolis: OAB/SC Editora, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido. ALMEIDA, Maria Isabel de. Pedagogia Universitária. São Paulo:Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
PRESTES, Zoia; TUNES, Elizabeth. A trajetória de obras de Vigotski: um longo percurso até os originais. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 29, n. 3, p. 327-340, Sept. 2012 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2012000300003&lng=en&nrm=iso>. access on 18 mar 2022. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2012000300003.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky - Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003
TOASSA, Gisele. A “psicologia pedagógica” de Vigotski – Considerações Introdutórias. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2155. Acesso em 18 mar 2022.
UNESC, 2010. Regimento Interno DO CPJ. Disponível em: https://www.unesc.net/portal/resources/files/48/regulamento_estagio_cpj.pdf Criciúma: 2010. Acesso em 18 mar 2022.
UNESC. Projeto Pedagógico do Curso de Direito, 2014. Disponível em http://www.unesc.net/portal/resources/documentosoficiais/10363.pdf?1406125187. Acesso em 18 mar 2022.
UNESC, 2018. https://www.unesc.net/portal/capa/index/48. Acesso em 18 mar 2022.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. Tradução Jéferson Luiz Camargo; revisão técnica José Cipolla Neto. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.
Na hipótese de aprovação e publicação do artigo submetido, os autores dos artigos/resenhas transferem totalmente os direitos autorais do artigo em favor da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, sem nenhuma restrição. Os autores garantem ainda a originalidade e exclusividade do artigo, e que não infringem qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros, e que não foi submetido à apreciação de outro periódico. A utilização de Chatbots como ChatGPT, Bert, Bloom, ChatSonic, Chincilla, Jasper Chat e qualquer outro tipo de Inteligência Artifical similar implica também em infração aos direitos autorais. A simples submissão do artigo para avaliação já implica na plena concordância deste termo de transferência dos direitos autorais.
A Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas obedece aos termos da licença Creative Commons 3.0., em que se pode
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Mas deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Isso deve ser feito em qualquer circunstância razoável.
Aviso!
A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido, como por exemplo, outros direitos como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, que podem limitar o uso do material.