INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO DIREITO CONSTITUCIONAL A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Adélia Carneiro da Silva Rosado UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE https://orcid.org/0000-0002-3339-2376
  • Kátia Patrício Benevides Campos Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Autismo, Direito constitucional, Educação inclusiva

Resumo

A inclusão escolar de crianças com autismo em salas comuns vem ocorrendo com maior frequência, seguindo o mesmo padrão de outros públicos-alvo da educação especial, graças aos debates e reflexões dos movimentos internacionais e nacionais sobre o direito à educação inclusiva. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é analisar a inclusão escolar de crianças com autismo na educação infantil. Para isso, temos como objetivos específicos: discutir aspectos do direito constitucional à educação; identificar, por meio de entrevistas, concepções de professoras da educação infantil sobre inclusão escolar das crianças com autismo. Assumimos como referencial teórico-metodológico a perspectiva socio-histórica de Vigotsky.

Biografia do Autor

Adélia Carneiro da Silva Rosado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Educação e Políticas Públicas pela UEPB. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharela em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba. Professora de ciências (6º ao 9º ano) vinculada a Prefeitura Municipal de Sapé - PB. Áreas de interesse: Educação Inclusiva. Políticas Públicas e Educação. Direitos Humanos. Direitos da Pessoa com Deficiência. Transtorno do Espectro Autista.

Kátia Patrício Benevides Campos, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Cursa o Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal da Paraíba(2021 -2022). Professora Associada I do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Unidade Acadêmcia de Educação da Universidade Federal de Campina Grande. Vinculado ao Grupo de estudos e pesquisas Infâncias, Educação Infantil e contextos plurais (GRÃO - UFCG). Membro ativa do Fórum do Agreste Paraibano de Educação Infantil (FAPEI - UFCG). Integra a Frente Nordeste Criança (Círculo Violência e Direitos Humanos - Subcomitê 8 - Políticas Públicas). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, crianças, infâncias, educação, educação inclusiva, ensino-aprendizagem, currículo e gênero.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

ROSADO, A. C. da S.; CAMPOS, K. P. B. . INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO DIREITO CONSTITUCIONAL A REALIDADE DA ESCOLA PÚBLICA. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/639. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"