DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PAPEL DO ESTADO NA GARANTIA DA EXPANSÃO COM QUALIDADE

Autores

Palavras-chave:

Direito à Educação Superior, Expansão, Regulação, Qualidade

Resumo

O artigo expõe os fundamentos jurídicos da ideia de educação como um direito, na esfera internacional e no ordenamento brasileiro. A partir desses parâmetros, busca os fundamentos para a discussão sobre o direito à educação superior. Analisa o processo de expansão da educação superior, os movimentos que alteraram as estruturas dos sistemas de elite, que passaram a ser caracterizados, em boa parte, como sistemas de massas. Aborda também o papel da educação superior para o desenvolvimento, seus benefícios econômicos e não econômicos. Por fim, destaca a importância da qualidade para a concretização dos benefícios da educação superior e a responsabilidade do Estado pela sua garantia, por meio de uma política regulatória que tenha como fundamento e objetivo a concretização das políticas públicas e dos direitos fundamentais.

Biografia do Autor

Rodolfo de Carvalho Cabral, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília - UnB, com estágio doutoral no Institute of Education da University College London - IOE/UCL. Graduado e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Direito e Educação", na Faculdade de Direito da UnB. Procurador Federal na Advocacia-Geral da União.

Loussia P. Musse Felix, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Educação, Mestre em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito. Docente da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - UnB, atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Direito. Dedica-se ao campo da Educação Jurídica , tendo atuado em diferentes contextos institucionais no Brasil e no exterior, sob a perspectiva de mudanças sociais, demandas profissionais e inovação na formação superior. 

Referências

ARANHA, Marcio Iorio Aranha. Manual de Direito Regulatório. London: Laccademia Publishing, 2019.

BALDWIN, Robert; CAVE, Martin; LODGE, Martin. Understanding Regulation: Theory, Strategy, and Practice. Oxford: Oxford University Press, 2011.

BECKER, Gary. Human Capital: A Theoretical and Empirical Analysis with Special Reference to Education. Chicago: University of Chicago Press, 1964.

BLACKMUR, Douglas. The Public Regulation of Higher Education Qualities: Rationale, Processes, and Outcomes. In: WESTERHEIJDEN, Don; STENSAKER, Bjorn; ROSA, Maria João (Org.). Higher Education Quality Assurance: Trends in Regulation, Translation and Transformation. Springer, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 16 mai. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 16 mai. 2022.

BRASIL. Decreto nº 591, de 6 de julho de 1992. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/d0591.htm. Acesso em 16 mai. 2022.

BRASIL. Decreto nº 3.321, de 30 de dezembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3321.htm. Acesso em 16 mai. 2022.

BRENNAN, John. The social dimension of higher education: reproductive and transformative. In: CANTWELL, Brendan; COATES, Hamish; KING, Roger. Handbook on the Politics of Higher Education. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2018.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Processo administrativo eletrônico e informação pública. O sistema e-MEC e o marco regulatório da educação superior. In: MARQUES NETO, Floriano de Azevedo et al. (Orgs.). Direito e Administração Pública: estudos em homenagem a Maria Sylvia Zanella Di Pietro. São Paulo: Atlas, 2013, p. 700-725.

CABRAL, Rodolfo de Carvalho. A estrutura da regulação da educação superior no Brasil: o debate sobre a criação de uma agência. Journal of Law and Regulation, v. 5, n. 1, p. 17-38, maio, 2019.

CARVALHO, José Murilo. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

COUTINHO, Diogo. R. Direito e economia política na regulação de serviços públicos. São Paulo: Saraiva, 2014.

DIAS SOBRINHO, José. Educação superior: flexibilização e regulação ou avaliação e sentido público. In: DOURADO, Luiz Fernandes; CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira (Orgs.). Políticas e gestão da educação superior: transformações recentes e debates atuais. São Paulo: Xamã; Goiânia: Alternativa, 2003.

FEINTUCK, Mike. Regulatory Rationales Beyond the Economic: In Search of the Public Interest. In: BALDWIN, Robert; CAVE, Martin; LODGE, Martin (org.). The Oxford Handbook of Regulation. Oxford: Oxford University Press, 2010.

FELIX, Loussia Penha Musse. A educação como bem público - perspectivas da regulação do ensino superior. Brasília, Ministério da Educação. 2006. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_

obra=18595>. Acesso em: 12 mai. 2022

FELIX, Loussia Penha Musse. Formação em direito no Brasil: perspectivas em torno de uma ruptura e seus partícipes. In: BUCCI, Maria Paula Dallari; SOUZA, Rodrigo Pagani de. (Orgs.) O Ensino Jurídico no Bicentenário da Independência. Belo Horizonte: D’Plácido, 2022. p. 57-74.

HANUSHEK, Eric A. Economic growth in developing countries: The role of human capital. Economics of Education Review, v. 37, p. 204-212, dec. 2013.

HAYDON, Graham. The Right to Education and Compulsory Schooling, Educational Philosophy and Theory, v. 9, n. 1, p. 1-15, 1977.

HODGES, Christopher. Law and Corporate Behaviour: Integrating Theories of Regulation, Enforcement, Compliance and Ethics, Oxford, UK and Portland, USA: Hart Publishing, 2015.

HODGSON, Douglas. The Human Right to Education. Dartmouth: Ashgate, 1998.

JUSTEN FILHO, Marçal. Curso de Direito Administrativo. São Paulo: Revista dos tribunais, 2014.

KING, Roger. Risk-based regulation in higher education: why, how, when, and what else? In: CANTWELL, Brendan; COATES, Hamish; KING, Roger. Handbook on the Politics of Higher Education. Cheltenham: Edward Elgar Publishing, 2018.

LODGE, Martin. Regulating higher education: national audit explosions in international markets. In: CANTWELL, Brendan; COATES, Hamish; KING, Roger. Handbook on the Politics of Higher Education. Cheltenham: Edward Elgar, 2018.

LUCAS, Robert E. On the mechanics of economic development. Journal of Monetary Economics. v. 22, n. 1, p. 3–42, 1988.

MARGINSON, Simon. The worldwide trend to high participation higher education: dynamics of social stratification in inclusive systems. High Education, London, n. 72, p. 413–434, jun. 2016.

MARGINSON, Simon. Limitations of human capital theory. Studies in Higher Education, v. 44, n. 2, p. 287-301, 2017.

MARGINSON, Simon. High participation systems (HPS) of higher education. In: CANTWELL, B.; MARGINSON, S.; SMOLENTSEVA, A. High Participation Systems of Higher Education. Oxford: Oxford Scholarship Online, 2018.

MCCOWAN, Tristan. A base conceitual do direito universal à educação superior. Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 20, n. especial, p. 155-182, 2015.

MCCOWAN, Tristan. O direito humano à aprendizagem e a aprendizagem dos direitos humanos. Educar em Revista, Curitiba, n. 55, p. 25-46, jan./mar. 2015. Disponível em:

<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40602015000100025&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 4 jan. 2021.

MCCOWAN, Tristan. Three Dimensions of Equity of Access to Higher Education. Compare: A Journal of Comparative and International Education, v. 46, n. 4, p. 645-665, 2015.

MCCOWAN, Tristan. Higher Education for and Beyond the Sustainable Development Goals. London: Palgrave Macmillan, 2019.

MCCOWAN, Tristan. Existe um direito universal à Educação Superior? Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 14, n. 1, p. 1-26, jan. 2020.

MCMAHON, Walter. Education and development: Measuring the social benefits. Oxford: Oxford University Press, 1990.

MCMAHON, Walter; OKETCH, Moses. Education's Effects on Individual Life Chances and On Development: An Overview. British Journal of Educational Studies, London, v. 61, n. 1, p. 79-107, jun. 2013.

MORGAN, Bronewn; YEUNG, Karen. An Introduction to Law and Regulation: Text and Materials. Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

OKETCH, Moses; MCCOWAN, Tristan; SCHENDEL, Rebecca. The Impact of Tertiary Education on Development: A Rigorous Literature Review. London, Department for International Development, 2014.

SEN, Amartya. Radical needs and moderate reforms, In: DREZE, Jean; SEN, Amartia, Indian development. Selected Regional Perspectives. Bombay: Oxford University Press, 1997.

SCHENDEL, Rebecca; MCCOWAN, Tristan. Expanding higher education systems in low and middle-income countries: the challenges of equity and quality. High Education, London, v. 72, p. 407-411, aug. 2016.

SCHULTZ, Theodore. Investment in Human Capital. American Economic Review, Pittsburgh, v. 51, n. 1, p. 1-17, mar. 1961.

TROW, Martin. Problems in the Transition from Elite to Mass Higher Education. Carnegie Commission on Higher Education, Berkeley, 1973.

TROW, Martin. Reflections on the Transition from Elite to Mass to Universal Access: Forms and Phases of Higher Education in Modern Societies since WWII. In: FOREST, James, ALTBACH, Philip (Eds.). International Handbook of Higher Education. Springer International Handbooks of Education, v. 18. Springer, 2007.

UNESCO. Declaração Mundial sobre a Educação Superior no Século XXI: Visão e Ação.

In: ANAIS DA CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE O ENSINO SUPERIOR - Paris, 5 a 9 de novembro de 1998. Trad. Paris, UNESCO/CRUB, 1998.

UNESCO. Institute for Statistics data on education. 2015 Disponível em: http://data.uis.unesco.org/. Acesso em: 22 jan. 2021.

UNTERHALTER, Elaine; HOWELL, Colleen. Unaligned connections or enlarging engagements? Tertiary education in developing countries and the implementation of the SDGs. High Education, London, v. 81, p. 9-29, dez. 2020.

WILLIAMS, Ross; RASSENFOSSE, Gaétan; JENSEN, Paul; MARGINSON, Simon. The determinants of quality national higher education systems. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 35, n. 6, p. 599-611, 2013.

WORLD BANK. Data and statistics. 2015. Disponível em: http://data.worldbank.org. Acesso em: 22 jan. 2021.

WRINGE, Colin. The Human Right to Education. Educational Philosophy and Theory, v. 18, n. 2, p. 23-33, 1986.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

CABRAL, R. de C. .; FELIX, L. P. M. DIREITO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: O PAPEL DO ESTADO NA GARANTIA DA EXPANSÃO COM QUALIDADE. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/653. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"