O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO UMA GARANTIA INDIVIDUAL DOS SUJEITOS SURDOS

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Surdos, Rperesentações sociais, Inclusão real

Resumo

O presente estudo tem como objetivo abordar o direito à educação inclusiva dos surdos, dimensionando alguns aspectos da forma como eles são socialmente representados. Neste sentido, no desenvolvimento do trabalho serão analisadas as representações sociais de professores do ensino regular e especial acerca dos surdos. Concluindo-se que mesmo após o advento da legislação em prol das pessoas surdas, elas continuam sendo representadas dentro das instituições de ensino por meio da deficiência, uma vez que o campo escolar conserva crenças e sentidos desestimulantes à inclusão desses alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, utilizadas as bases de dados PubMed, SCIELO, WEB OF SCIENCE e EMBASE, bem como o Portal de Periódicos da CAPES, cujos descritores foram “surdos”, “pessoas surdas”, “educação inclusiva”, e “representações sociais.

Biografia do Autor

Ana Paula Lima Monteiro , Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2015). Mestra em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, com ênfase em grupos vulneráveis e sua inclusão social (2021). Desenvolve estudos nos seguintes temas: direito, educação e inclusão. Integrante do grupo de pesquisa Direito e Representações sociais da Universidade Federal do Pará. Advogada. 

Raimundo Wilson Gama Raiol , Universidade Federal do Pará

Doutor em Direitos Fundamentais e Relações Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Direito, do Instituto de Ciências Jurídicas, da Universidade Federal do Pará (2008). Mestrado em Direito, pela Universidade Federal do Pará (1999). Professor de Magistério Superior da referida Universidade. Membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direito Processual Penal e em Direitos Humanos e Fundamentais. Advogado. 

Hélio Luiz Fonseca Moreira, Universidade Federal do Pará

Professor de Direito Penal do Instituto de Ciências Jurídicas/UFPA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA. Pós-doutor em Psicologia (2020), doutor em Ciências Sociais (UFPA, 2007), mestre em Sociologia (UFPA, 2002), Especialista em Educação (UFPA, 1993), bacharel em Direito (UFPA, 1999), bacharel em Ciências Sociais (UFPA, 1990). Possui, ainda experiências nas áreas Direito Processual Penanl, Sociologia e Metodologia de Pesquisa. Desenvolve estudos nas seguintes linhas de pesquisa: ''Direito e Representações Sociais'', e ''Análise de decisões judiciais em estudo de casos''.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

MONTEIRO, A. P. L. .; RAIOL, R. W. G.; MOREIRA, H. L. F. O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO UMA GARANTIA INDIVIDUAL DOS SUJEITOS SURDOS. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/654. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"