O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO UMA GARANTIA INDIVIDUAL DOS SUJEITOS SURDOS

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Surdos, Rperesentações sociais, Inclusão real

Resumo

O presente estudo tem como objetivo abordar o direito à educação inclusiva dos surdos, dimensionando alguns aspectos da forma como eles são socialmente representados. Neste sentido, no desenvolvimento do trabalho serão analisadas as representações sociais de professores do ensino regular e especial acerca dos surdos. Concluindo-se que mesmo após o advento da legislação em prol das pessoas surdas, elas continuam sendo representadas dentro das instituições de ensino por meio da deficiência, uma vez que o campo escolar conserva crenças e sentidos desestimulantes à inclusão desses alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, utilizadas as bases de dados PubMed, SCIELO, WEB OF SCIENCE e EMBASE, bem como o Portal de Periódicos da CAPES, cujos descritores foram “surdos”, “pessoas surdas”, “educação inclusiva”, e “representações sociais.

Biografia do Autor

Ana Paula Lima Monteiro , Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2015). Mestra em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, com ênfase em grupos vulneráveis e sua inclusão social (2021). Desenvolve estudos nos seguintes temas: direito, educação e inclusão. Integrante do grupo de pesquisa Direito e Representações sociais da Universidade Federal do Pará. Advogada. 

Raimundo Wilson Gama Raiol , Universidade Federal do Pará

Doutor em Direitos Fundamentais e Relações Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Direito, do Instituto de Ciências Jurídicas, da Universidade Federal do Pará (2008). Mestrado em Direito, pela Universidade Federal do Pará (1999). Professor de Magistério Superior da referida Universidade. Membro da Academia Paraense de Letras Jurídicas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Direito Processual Penal e em Direitos Humanos e Fundamentais. Advogado. 

Hélio Luiz Fonseca Moreira, Universidade Federal do Pará

Professor de Direito Penal do Instituto de Ciências Jurídicas/UFPA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFPA. Pós-doutor em Psicologia (2020), doutor em Ciências Sociais (UFPA, 2007), mestre em Sociologia (UFPA, 2002), Especialista em Educação (UFPA, 1993), bacharel em Direito (UFPA, 1999), bacharel em Ciências Sociais (UFPA, 1990). Possui, ainda experiências nas áreas Direito Processual Penanl, Sociologia e Metodologia de Pesquisa. Desenvolve estudos nas seguintes linhas de pesquisa: ''Direito e Representações Sociais'', e ''Análise de decisões judiciais em estudo de casos''.

Referências

ABRIC, Jean Claude. Prácticas Sociales y Representaciones. Trad. José da Costa Chevel e Fátima Flores Palacios. Cidade do México: Ediciones Coyoacán, 2001.

ALBUQUERQUE, Ednea Rodrigues. Inclusão de alunos com deficiência nas representações sociais das suas professoras. 2007. Dissertação (Mestrado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3685. Acesso em: 14 fev. 2020.

ALMEIDA, Sabrina Araújo de; NAIFF, Luciene Alves Miguez. Inclusão educacional nas representações sociais de professores e estudantes de magistério. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, v. 6, n. 1, p. 29-38, jan./jul. 2011. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/revistalapip/volume6_n1/Almeida_%26_Naiff.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.

BARBOSA, Heloísa Helena. Vulnerabilidade e cuidado: aspectos jurídicos. In: PEREIRA, Tânia da Silva; OLIVEIRA, Guilherme de (Coord.). Cuidado & Vulnerabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.

BARBOSA, Marily Oliveira; VITORINO, Anderson Francisco; DIAS, Andreia Bezerra. Um contexto de inclusão escolar de estudantes surdos em escolar regular no sertão alagoano. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 176-192, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016176. Acesso em: 14 nov. 2019.

BRASIL. Decreto n.º 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 22 out. 2019.

BRASIL. Lei n.º 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 22 out. 2017.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias. ZERBATO, Ana Paula. O que é o ensino colaborativo? São Paulo: Edicon, 2019.

CARMO, Claudio Marcio. Grupos minoritários, grupos vulneráveis e o problema da (in)tolerância: uma relação linguístico-discursiva e ideológica entre o desrespeito e a manifestação do ódio no contexto brasileiro. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (64) May-Aug 2016. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i64p201-223 Acesso em 17/03/2022.

CERVI, Thales de Almeida Nogueira. Intolerância e racismo no futebol: a racialização do outro. ComCiência, Campinas: Unicamp, v. 159, p. 10-16, 2014. Disponível em: comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542014000500010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Acesso em: 17/03/2022.

CUNHA, Antônio Eugenio. Representações sociais de professores acerca da inclusão escolar: elementos para uma discussão das práticas de ensino. In: XII Congresso Nacional de Educação, 12., Curitiba, 2015. Anais [...]. Curitiba: EDUCERE, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/22342_11492.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.

GUARINELLO, Ana Cristina et al. A inserção do aluno surdo no ensino regular: visão de um grupo de professores do Estado do Paraná. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 12, n. 3, p. 317-330, dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/dB8RVDj7Ygj8RxDcPzzpGrM/. Acesso em: 14 nov. 2019.

GESUELI, Zilda Maria. Lingua(gem) e identidade: a surdez em questão. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 277-292, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-73302006000100013&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 14 nov. 2019.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Editora LTC, 2019.

GONÇALVES, Arlete Marinho. Sinais de escolarização e as repercussões nos projetos de vida: representações sociais de universitários surdos. 2016. 253f. Tese (Doutorado) — Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, PA, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8425. Acesso em: 14 fev. 2020.

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias Qualitativas na Sociologia. (6ª ed.) Petrópolis: Vozes, 1999.

JODELET, Denise. O encontro dos saberes. In: JESUÍNO, Jorge Correia; MENDES, Felismina; LOPES, Manuel José (org.). As representações sociais nas sociedades em mudança. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem professores e intérpretes sobre esta experiência. Cadernos CEDES, Campinas, v. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/KWGSm9HbzsYT537RWBNBcFc/. Acesso em: 03 nov. 2019.

LOBATO, Huber Kline Guedes; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de Oliveira; BENTES, José Anchieta de Oliveira. Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos: representações sociais de professoras. São Carlos: Pedro&João Editores, 2017.

MACHADO, Laeda Bezerra. ALBUQUERQUE, Ednea Rodrigues. Inclusão de alunos com deficiência na escola pública: as representações sociais das professoras. Revista Diálogo educacional (online), v. 12, n. 37, 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/7766. Acesso em 14 de fevereiro de 2020.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais em psicologia social. 11. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

MOREIRA, Laura Ceretta; TAVARES, Taís Moura. O aluno com necessidades educacionais especiais do ensino médio no Município de Curitiba: indicativos iniciais para as políticas públicas. In: JESUS, Denise Meyrelles (org.). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. Porto Alegre: Mediação, 2009, p. 191-203.

NORONHA, Ceci Vilar, ALMEIDA, Andija Oliveira (Org.). Violências intencionais contra grupos vulneráveis: crianças, adolescentes, adultos jovens, mulheres e idosos. Salvador: EDUFBA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16740/3/violencias%20intencionais%20contra%20grupos%20vulneraveis.pdf Acesso em 17/03/2022.

OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio de. As representações sociais sobre educação inclusiva e o ato de ensinar na diversidade: a pessoalidade do professor em cena. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 59, p. 643-656, set/dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/28084. Acesso em: 14 fev. 2020.

PAGANOTTI, Emile Gomes. Representações sociais de professores do ensino fundamental I em exercício: os sentidos no contexto da(s) diferença(s). 2017. Dissertação (Mestrado) — Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Rio Claro, SP, 2017. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/151344/paganotti_eg_me_rcla.pdf?sequence=3. Acesso em: 14 fev. 2020.

PEREIRA, Lidiand Mendes. Representações sociais da inclusão escolar para professoras da educação infantil de escolas de um município do Ceará. Dissertação (Mestrado Acadêmico) — Universidade de Fortaleza, Programa de Mestrado em Psicologia, Fortaleza, 2016. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFOR_076223b0ef868549018de2f7b030d4e8. Acesso em 14 fev. 2020.

PERLIN, Gladis. Identidades surdas. In: SKLIAR, Carlos (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Mediação. 2010.

PROFESSOR se nega a dar aula para aluno com deficiência auditiva. G1, São Paulo, 05 maio 2009. Disponível em: https://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1109275-5604,00.html. Acesso em: 21 jul. 2021.

QUADROS, Ronice de Muller. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SANTOS, Carlos Átila Lima dos; BARROS, Gracy Kelly Amaral; LOPES, Ligiane de Castro. Professores ouvintes e suas representações: uma imagem do aluno surdo. Revista Transversal (online), v. 4, n. 7, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/transversal/article/view/33412. Acesso em: 14 fev. 2020.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2006.

SHUMACHER, Aluísio Almeida; PUTINI, Rodolfo Franco; NOJIMOTO, Toshio. Vulnerabilidade, reconhecimento e saúde da pessoa idosa: autonomia intersubjetiva e justiça social. In: Saúde em Debate: Rio de Janeiro, 2013. abr./jun. v.37.n.97.p.281-293.

SIERRA, Vânia Morales; MESQUITA, Wania Amélia. Vulnerabilidades e fatores de risco na vida de crianças e adolescentes. In: Perspectiva: São Paulo, jan./març. 2006, v. 20, n.1, p. 148-155.

SILVEIRA, Andréa Pereira. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. O aluno surdo no contexto da inclusão escolar: representações sociais dos professores do ensino fundamental. In: XII Congresso Nacional de Educação, 11., Curitiba, 2013. Anais [...]. Curitiba: EDUCERE, 2013, Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7383_5866.pdf. Acesso em: 14 fev. 2020.

SIQUEIRA, Dirceu Pereira; CASTRO, Lorenna Roberta Barbosa. Minorias e grupos vulneráveis: a questão terminológica como fator preponderante para uma real inclusão social. Revista Direitos Sociais e Políticas Públicas (UNIFAFIBE), 2017, v. 5, n.1.

STROBEL, Karin Lilian. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. Florianópolis: Editora UFSC, 2018.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. 4. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2010.

TONINI, Hernanda; LOPES, Marta Júlia Marques. Desenvolvimento, cuidado e vulnerabilidade: pessoas com deficiência em áreas rurais do RS. In: Revista Interd: Centro Universitário Uninovafapi, 2017. jul./ago./set. v.10, n.3.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

MONTEIRO, A. P. L. .; RAIOL, R. W. G.; MOREIRA, H. L. F. O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO UMA GARANTIA INDIVIDUAL DOS SUJEITOS SURDOS. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/654. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"