O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO UMA GARANTIA INDIVIDUAL DOS SUJEITOS SURDOS
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Surdos, Rperesentações sociais, Inclusão realResumo
O presente estudo tem como objetivo abordar o direito à educação inclusiva dos surdos, dimensionando alguns aspectos da forma como eles são socialmente representados. Neste sentido, no desenvolvimento do trabalho serão analisadas as representações sociais de professores do ensino regular e especial acerca dos surdos. Concluindo-se que mesmo após o advento da legislação em prol das pessoas surdas, elas continuam sendo representadas dentro das instituições de ensino por meio da deficiência, uma vez que o campo escolar conserva crenças e sentidos desestimulantes à inclusão desses alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, utilizadas as bases de dados PubMed, SCIELO, WEB OF SCIENCE e EMBASE, bem como o Portal de Periódicos da CAPES, cujos descritores foram “surdos”, “pessoas surdas”, “educação inclusiva”, e “representações sociais.
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