COMO PENSAM OS JURISTAS MARANHENSES? UMA ANÁLISE DO ENSINO EM DIREITO CONSTITUCIONAL
Palavras-chave:
democracia, pluralismo epistêmico, direito constitucional, ensino jurídicoResumo
Com o objetivo de repensar o ensino jurídico a partir dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, realizou-se uma análise das matrizes curriculares das disciplinas de Direito Constitucional dos cursos de direito no Município de São Luís/MA, a fim de descobrir quais epistemologias contribuem para a formação dos juristas maranhenses. Para tanto, também se apresentou os fundamentos do ensino jurídico plural e engajado politicamente. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, tendo como método a análise documental para produção de dados primários. Como resultado, verificou-se que 92% dos autores indicados no referencial bibliográfico eram homens, 93,5% eram homens brancos, 4,8% eram mulheres brancas, 1,6% eram homens negros, ou seja, nenhuma autora negra e nenhum autor(a) indígena constam entre os referencias teóricos nas bibliografias analisadas. Concluiu-se que a ausência de pluralidade epistêmica propicia o silêncio, dando vozes a manutenção de narrativas historicamente hegemônicas.
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