COMO PENSAM OS JURISTAS MARANHENSES? UMA ANÁLISE DO ENSINO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

Autores

Palavras-chave:

democracia, pluralismo epistêmico, direito constitucional, ensino jurídico

Resumo

Com o objetivo de repensar o ensino jurídico a partir dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, realizou-se uma análise das matrizes curriculares das disciplinas de Direito Constitucional dos cursos de direito no Município de São Luís/MA, a fim de descobrir quais epistemologias contribuem para a formação dos juristas maranhenses. Para tanto, também se apresentou os fundamentos do ensino jurídico plural e engajado politicamente. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, tendo como método a análise documental para produção de dados primários. Como resultado, verificou-se que 92% dos autores indicados no referencial bibliográfico eram homens, 93,5% eram homens brancos, 4,8% eram mulheres brancas, 1,6% eram homens negros, ou seja, nenhuma autora negra e nenhum autor(a) indígena constam entre os referencias teóricos nas bibliografias analisadas. Concluiu-se que a ausência de pluralidade epistêmica propicia o silêncio, dando vozes a manutenção de narrativas historicamente hegemônicas.

Biografia do Autor

Delmo Mattos da Silva , PPGDIR/UFMA

Pós-doutorado em Teoria da Justiça no PPGDIR na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professor Adjunto da área de Filosofia do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, vinculado a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Italo Viegas da Silva, PPGDIR/UFMA

Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pelo PPGDIR/UFMA. Especialista em Direito Civil e de Consumidores pela Uniamérica (2022). Assessor da Defensoria Pública do Estado do Maranhão. Bacharel em Direito pela UFMA (2019).

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

NETA, M.; MATTOS DA SILVA , D. .; VIEGAS DA SILVA, I. COMO PENSAM OS JURISTAS MARANHENSES? UMA ANÁLISE DO ENSINO EM DIREITO CONSTITUCIONAL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/663. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"