O ARGUMENTO DE INCLUSÃO REGIONAL COMO POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

Palavras-chave:

Acesso ao ensino superior, Desenvolvimento local, Inclusão regional, Princípio da isonomia, Sistema de Seleção Unificada

Resumo

O trabalho se dedica a análise do Argumento de Inclusão Regional (AIR) no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), como instrumento de desenvolvimento local, em especial para as regiões mais distantes das capitais estaduais. A pesquisa descritiva emprega análise documental do Ministério da Educação que seleciona candidatos às vagas das Instituições de Ensino Superior (IES) que utilizarão a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Verificou-se que a interiorização das IES é um processo importante que contribui para a qualificação de profissionais e fomenta o desenvolvimento socioeconómico, urbanístico e cultural local. Conclui-se que o AIR é uma política pública que contribui para moldar certas dinâmicas socioeconômicas e urbanas, especialmente nas pequenas ou médias cidades do Brasil.

Biografia do Autor

Bruna Suely Nascimento Santos, Complexo de Ensino Renato Saraiva (Faculdade CERS)

Mestranda em Direito, Mercado, Compliance e Segurança Humana no Complexo de Ensino Renato Saraiva (Faculdade CERS). Advogada e Auditora da 3ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Pernambuco.

Joedson de Souza Delgado, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Direito na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Especialista em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Direito Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Administração pela Universidade de Brasília (UnB)

Gabrielle Jacobi Kölling, CERS

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora do Mestrado Profissional em Direito, Mercado, Compliance e Segurança Humana do Complexo de Ensino Renato Saraiva (Faculdade CERS). E-mail: koll.gabrielle@gmail.com

 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4913726405596681

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

SANTOS, B. S. N.; DELGADO, J. de S.; KÖLLING, G. J. O ARGUMENTO DE INCLUSÃO REGIONAL COMO POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/677. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"