PROTEÇÃO SOCIAL E GARANTIA DO DIREITO À PROFISSIONALIZAÇÃO DO APRENDIZ COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DA VEDAÇÃO AO RETROCESSO SOCIAL

Autores

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, Aprendizagem, Pandemia

Resumo

Para auxiliar na relação jovem e mundo do trabalho surge no Brasil no ano 2000 a aprendizagem profissional, Lei 10.097, uma política pública que congrega o direto a educação, a qualificação e ao trabalho para jovens de 14 a 24 anos. O presente estudo baseia-se na análise da legislação vigente para apresentar brevemente peculiaridades contemporâneas da aprendizagem profissional ao jovem com deficiência, bem como apresentar os desafios relacionados a atual pandemia de COVID-19 e a observação do princípio do não retrocesso dos direitos fundamentais de segunda geração, os direitos sociais. A interpretação dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo para entender o sentido e o significado dos documentos de forma crítica. A partir destas reflexões pretende-se apresentar ao leitor a importância das políticas públicas e das políticas de cotas para enfrentamento dos desafios sociais e econômicos durante e pós pandemia.

Biografia do Autor

Renann Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Advogado na Guarda Mirim de Foz do Iguaçu, professor do curso de Direito no Centro Universitário Uniamérica Descomplica, aluno regular nível doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, pós-graduado em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais, pós-graduado em Direito Constitucional Aplicado e Practitioner em Programação Neurolinguística. Atuou como Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Paraná, Vice-Coordenador do Fórum Estadual de Aprendizagem do Paraná, foi Coordenador do Colegiado dos Fóruns Estaduais e Distrital de Aprendizagem Profissional do Brasil, Secretário Administrativo-financeiro do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Paraná, Presidente da Comissão do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Foz do Iguaçu, Coordenador da Câmara Técnica do Terceiro Setor do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu, Coordenador do Grupo de Trabalho de Aprendizagem da Rede de Proteção Integral para a Criança e Adolescente da Tríplice Fronteira e Representante Distrital de Rotaract Clubs 2018-19 do Distrito 4.640 de Rotary Internacional. Está Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, e membro relator da Comissão de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes e da Comissão de Direito do Terceiro Setor da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná. É co-autor dos livros "Aprendizagem Profissional e Direitos Humanos: o direito fundamental dos jovens à profissionalização , Desenvolvimento Regional: fronteira sul-matogrossense em perspectiva , "Reflexões Jurídicas para além do Direito Forense: Interdisciplinaridades", "Ensino, currículo e FORMAÇÃO DOCENTE: Vínculos, conexões e questões da atualidade", e "Estudos sobre políticas públicas de desenvolvimento regional". Autor do livro "Conselho de Desenvolvimento: um possível caminho para o desenvolvimento regional endógeno".

Eliane Goes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Enfermagem e Obstetricia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (1996), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2007) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana - PPFH pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2015). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste Câmpus de Cascavel-PR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiência, inclusão, saúde e trabalho.

Referências

ARIAS, Juan. Os 45 milhões de brasileiros com deficiência física são os novos párias. El País. 08 de maio de 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/08/opinion/1557340319_165119.html. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Ministério da Economia (SIT/ME). Aprendizagem Profissional. Seminário sobre o Programa de Aprendizagem para a Pessoa com Deficiência. 2019 c. Curitiba: 17 de setembro de 2019. 56 slides.

BRASIL. Comitê de Ajudas Técnicas (CAT). Comitê de Ajudas Técnicas, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR). ATA - VII REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS – CAT - CORDE / SEDH / PR - REALIZADA NOS DIAS 13 E 14 DE DEZEMBRO DE 2007. Brasília, 2007. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Ata_VII_Reuni%C3%A3o_do_Comite_de_Ajudas_T%C3%A9cnicas.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Decreto 6.949 de 25 de agosto de 2009. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Decreto-lei 5.452 de 1º de maio de 1943. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Direito à Profissionalização e trabalho protegido: Subsídios para a Atuação do Ministério Público na promoção do Acesso de Adolescentes e Jovens a Programas de Aprendizagem e Cursos de Qualificação Profissional. Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 2019 a. Brasília: CNMP, 2019. 232 p.

BRASIL. Governo lança plano para diminuir impacto na vida das pessoas com deficiência durante pandemia. Direitos Humanos. 2020 a. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2020/07/governo-lanca-plano-para-diminuir-impacto-na-vida-de-pessoas-com-deficiencia-durante-pandemia. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Instrução Normativa nº 98 de 15 de agosto de 2012. Ministério do Trabalho e Emprego. 2012. Disponível em: http://www.anamt.org.br/site/upload_arquivos/legislacao_-_instrucoes_normativas_2012_181220131710287055475.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Lei 8.213 de 24 de julho de 1991. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Lei 10.097 de 19 de dezembro de 2000. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Lei 12.852 de 05 de agosto de 2013. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Lei 13.146 de 06 de julho de 2015. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.

BRASIL. Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (COORDIGUALDADE). Manifestação sobre o projeto de lei 6159/2019. 29 de novembro de 2019. Vitória/Porto Alegre, 2019 b.

BRASIL. Ministério da Economia. Orientação nº 36389/SRTB/PR. 2020 b. 1º de abril de 2020.

BRASIL. Ministério Público do Trabalho; Ministério da Economia. Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Processo nº 10260.109722/2020-73. 2020 c. São Paulo, 2020.

BRASIL. Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho. Protocolo de Ação Conjunta nº 001/2018. 15 de maio de 2018. Brasília, 2018.

BRASIL. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Resolução nº 33 de 28 de novembro de 2011. Brasília, 2011. Disponível em: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucao/resolucao-cnas-no-33-de-28-de-novembro-de-2011. Acesso em: 31 ago. 2020.

CARVALHO, Alfredo Roberto; ROCHA, Jomar Vieira; SILVA, Vera Lúcia Ruiz Rodrigues da. Pessoa com deficiência na história: modelos de tratamento e compreensão. In: UNIOESTE. Pessoa com deficiência: aspectos teóricos e práticos. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE).

CENTRO MARISTA DE DEFESA DA INFÂNCIA. Aprendizagem Profissional: adolescência, identidade e trabalho. Cadê Paraná – crianças e adolescentes em dados e estatísticas. Infância, Adolescência e Direitos. Informe Temático Vol.2 (1). Maio de 2019. Disponível em: http://www.cadeparana.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Aprendizagem-Profissional_CAD%C3%8A-2019.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

FERREIRA, Renann. Aspectos teóricos e práticos dos impactos do COVID-19 nos contratos de aprendizagem. Ordem do Advogados do Brasil Seção Paraná. Comissão da Criança e Adolescente. 18 de maio de 2020. Disponível em: http://cca.sites.oabpr.org.br/2716.html. Acesso em: 31 ago. 2020.

FERREIRA, Renann. Empresas podem contratar aprendizes pela Cota Social. Nossa Causa. 06 de maio de 2016. Disponível em: https://nossacausa.com/empresas-podem-contratar-aprendizes-pela-cota-social. Acesso em: 31 ago. 2016.

FERREIRA, Renann. Múltiplas Percepções sobre o Programa de Aprendizagem e o Case da Guarda-Mirim de Foz do Iguaçu. In: JOSVIAK, Mariane; BLEY, Regina Bergamaschi; TRAUCZYNSKI, Silvia Cristina (Orgs.). Aprendizagem profissional e direitos humanos: o direito fundamental dos jovens à profissionalização. São Paulo: LTR, 2017. 174 p.

GARCIA, Vinicius Gaspar. Pessoa com deficiência e o mercado de trabalho: histórico e contexto contemporâneo. 2010. Tese (Doutorado) - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010.

LEWANDOWSKI, Ricardo. Proibição do Retrocesso. Folha de S. Paulo. Opinião. São Paulo. 01 de fevereiro de 2018. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/biblioteca/PastasMinistros/RicardoLewandowski/ArtigosJornais/1117223.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

LISBOA, Ana Paula. Deficiência x Mercado trabalho. Correio Braziliense. 01 de abril de 2018. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2018/04/01/interna-trabalhoeformacao-2019,670201/deficiencia-x-mercado-trabalho.shtml. Acesso em: 31 ago. 2020.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1996.

NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral. 10 de dezembro de 1948. Disponível em: https://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/217(III)&Lang=S. Acesso em: 31 ago. 2020.

PARANÁ. Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. Aprendiz com Deficiência. Curitiba, 2019.

PARANÁ. Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. Programa Cartão Futuro. Curitiba, 2020.

PAIXÃO, Mayara. ‘A pandemia evidenciou a invisibilidade da pessoa com deficiência’, diz professora da rede pública. Folha de S. Paulo. 30 de julho de 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/07/a-pandemia-evidenciou-a-invisibilidade-da-pessoa-com-deficiencia-diz-professora-da-rede-publica.shtml. Acesso em: 31 ago. 2020.

PORTO, Antônio José Maristrello. Análise Econômica do Direito (AED). Fundação Getúlio Vargas. 2013. Disponível em: https://direitorio.fgv.br/sites/direitorio.fgv.br/files/u100/analise_economica_do_direito_20132.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

SILVA, Rafael. Trabalhadores com deficiência não podem ser demitidos durante a pandemia. Central Única dos Trabalhadores. São Paulo. 15 de julho de 2020. Disponível em: https://sp.cut.org.br/noticias/trabalhadores-com-deficiencia-nao-podem-ser-demitidos-durante-a-pandemia-ea44. Acesso em: 31 ago. 2020.

SINAIT. Manual da aprendizagem profissional: o que é preciso saber para contratar um aprendiz. Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho. Brasília SINAIT, 2019. P. 65. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/manuais/Manual_de_Aprendizagem__versao_para_download.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

FERREIRA, R.; GOES, E. P. de. PROTEÇÃO SOCIAL E GARANTIA DO DIREITO À PROFISSIONALIZAÇÃO DO APRENDIZ COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DA VEDAÇÃO AO RETROCESSO SOCIAL. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/685. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"