PROTEÇÃO SOCIAL E GARANTIA DO DIREITO À PROFISSIONALIZAÇÃO DO APRENDIZ COM DEFICIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: OS DESAFIOS DA VEDAÇÃO AO RETROCESSO SOCIAL
Palavras-chave:
Pessoa com deficiência, Aprendizagem, PandemiaResumo
Para auxiliar na relação jovem e mundo do trabalho surge no Brasil no ano 2000 a aprendizagem profissional, Lei 10.097, uma política pública que congrega o direto a educação, a qualificação e ao trabalho para jovens de 14 a 24 anos. O presente estudo baseia-se na análise da legislação vigente para apresentar brevemente peculiaridades contemporâneas da aprendizagem profissional ao jovem com deficiência, bem como apresentar os desafios relacionados a atual pandemia de COVID-19 e a observação do princípio do não retrocesso dos direitos fundamentais de segunda geração, os direitos sociais. A interpretação dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo para entender o sentido e o significado dos documentos de forma crítica. A partir destas reflexões pretende-se apresentar ao leitor a importância das políticas públicas e das políticas de cotas para enfrentamento dos desafios sociais e econômicos durante e pós pandemia.
Referências
ARIAS, Juan. Os 45 milhões de brasileiros com deficiência física são os novos párias. El País. 08 de maio de 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/08/opinion/1557340319_165119.html. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Ministério da Economia (SIT/ME). Aprendizagem Profissional. Seminário sobre o Programa de Aprendizagem para a Pessoa com Deficiência. 2019 c. Curitiba: 17 de setembro de 2019. 56 slides.
BRASIL. Comitê de Ajudas Técnicas (CAT). Comitê de Ajudas Técnicas, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CORDE/SEDH/PR). ATA - VII REUNIÃO DO COMITÊ DE AJUDAS TÉCNICAS – CAT - CORDE / SEDH / PR - REALIZADA NOS DIAS 13 E 14 DE DEZEMBRO DE 2007. Brasília, 2007. Disponível em: https://www.assistiva.com.br/Ata_VII_Reuni%C3%A3o_do_Comite_de_Ajudas_T%C3%A9cnicas.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Decreto 6.949 de 25 de agosto de 2009. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/decreto/d6949.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Decreto-lei 5.452 de 1º de maio de 1943. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Direito à Profissionalização e trabalho protegido: Subsídios para a Atuação do Ministério Público na promoção do Acesso de Adolescentes e Jovens a Programas de Aprendizagem e Cursos de Qualificação Profissional. Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 2019 a. Brasília: CNMP, 2019. 232 p.
BRASIL. Governo lança plano para diminuir impacto na vida das pessoas com deficiência durante pandemia. Direitos Humanos. 2020 a. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2020/07/governo-lanca-plano-para-diminuir-impacto-na-vida-de-pessoas-com-deficiencia-durante-pandemia. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Instrução Normativa nº 98 de 15 de agosto de 2012. Ministério do Trabalho e Emprego. 2012. Disponível em: http://www.anamt.org.br/site/upload_arquivos/legislacao_-_instrucoes_normativas_2012_181220131710287055475.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Lei 8.069 de 13 de julho de 1990. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Lei 8.213 de 24 de julho de 1991. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Lei 10.097 de 19 de dezembro de 2000. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10097.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Lei 12.852 de 05 de agosto de 2013. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Lei 13.146 de 06 de julho de 2015. Leis. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 31 ago. 2020.
BRASIL. Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (COORDIGUALDADE). Manifestação sobre o projeto de lei 6159/2019. 29 de novembro de 2019. Vitória/Porto Alegre, 2019 b.
BRASIL. Ministério da Economia. Orientação nº 36389/SRTB/PR. 2020 b. 1º de abril de 2020.
BRASIL. Ministério Público do Trabalho; Ministério da Economia. Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Processo nº 10260.109722/2020-73. 2020 c. São Paulo, 2020.
BRASIL. Ministério Público do Trabalho e Ministério do Trabalho. Protocolo de Ação Conjunta nº 001/2018. 15 de maio de 2018. Brasília, 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Resolução nº 33 de 28 de novembro de 2011. Brasília, 2011. Disponível em: http://mds.gov.br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucao/resolucao-cnas-no-33-de-28-de-novembro-de-2011. Acesso em: 31 ago. 2020.
CARVALHO, Alfredo Roberto; ROCHA, Jomar Vieira; SILVA, Vera Lúcia Ruiz Rodrigues da. Pessoa com deficiência na história: modelos de tratamento e compreensão. In: UNIOESTE. Pessoa com deficiência: aspectos teóricos e práticos. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE).
CENTRO MARISTA DE DEFESA DA INFÂNCIA. Aprendizagem Profissional: adolescência, identidade e trabalho. Cadê Paraná – crianças e adolescentes em dados e estatísticas. Infância, Adolescência e Direitos. Informe Temático Vol.2 (1). Maio de 2019. Disponível em: http://www.cadeparana.org.br/wp-content/uploads/2019/04/Aprendizagem-Profissional_CAD%C3%8A-2019.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.
FERREIRA, Renann. Aspectos teóricos e práticos dos impactos do COVID-19 nos contratos de aprendizagem. Ordem do Advogados do Brasil Seção Paraná. Comissão da Criança e Adolescente. 18 de maio de 2020. Disponível em: http://cca.sites.oabpr.org.br/2716.html. Acesso em: 31 ago. 2020.
FERREIRA, Renann. Empresas podem contratar aprendizes pela Cota Social. Nossa Causa. 06 de maio de 2016. Disponível em: https://nossacausa.com/empresas-podem-contratar-aprendizes-pela-cota-social. Acesso em: 31 ago. 2016.
FERREIRA, Renann. Múltiplas Percepções sobre o Programa de Aprendizagem e o Case da Guarda-Mirim de Foz do Iguaçu. In: JOSVIAK, Mariane; BLEY, Regina Bergamaschi; TRAUCZYNSKI, Silvia Cristina (Orgs.). Aprendizagem profissional e direitos humanos: o direito fundamental dos jovens à profissionalização. São Paulo: LTR, 2017. 174 p.
GARCIA, Vinicius Gaspar. Pessoa com deficiência e o mercado de trabalho: histórico e contexto contemporâneo. 2010. Tese (Doutorado) - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2010.
LEWANDOWSKI, Ricardo. Proibição do Retrocesso. Folha de S. Paulo. Opinião. São Paulo. 01 de fevereiro de 2018. Disponível em: http://www.stf.jus.br/arquivo/biblioteca/PastasMinistros/RicardoLewandowski/ArtigosJornais/1117223.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.
LISBOA, Ana Paula. Deficiência x Mercado trabalho. Correio Braziliense. 01 de abril de 2018. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/eu-estudante/trabalho-e-formacao/2018/04/01/interna-trabalhoeformacao-2019,670201/deficiencia-x-mercado-trabalho.shtml. Acesso em: 31 ago. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1996.
NAÇÕES UNIDAS. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral. 10 de dezembro de 1948. Disponível em: https://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/217(III)&Lang=S. Acesso em: 31 ago. 2020.
PARANÁ. Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. Aprendiz com Deficiência. Curitiba, 2019.
PARANÁ. Secretaria da Justiça, Família e Trabalho. Programa Cartão Futuro. Curitiba, 2020.
PAIXÃO, Mayara. ‘A pandemia evidenciou a invisibilidade da pessoa com deficiência’, diz professora da rede pública. Folha de S. Paulo. 30 de julho de 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/07/a-pandemia-evidenciou-a-invisibilidade-da-pessoa-com-deficiencia-diz-professora-da-rede-publica.shtml. Acesso em: 31 ago. 2020.
PORTO, Antônio José Maristrello. Análise Econômica do Direito (AED). Fundação Getúlio Vargas. 2013. Disponível em: https://direitorio.fgv.br/sites/direitorio.fgv.br/files/u100/analise_economica_do_direito_20132.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.
SILVA, Rafael. Trabalhadores com deficiência não podem ser demitidos durante a pandemia. Central Única dos Trabalhadores. São Paulo. 15 de julho de 2020. Disponível em: https://sp.cut.org.br/noticias/trabalhadores-com-deficiencia-nao-podem-ser-demitidos-durante-a-pandemia-ea44. Acesso em: 31 ago. 2020.
SINAIT. Manual da aprendizagem profissional: o que é preciso saber para contratar um aprendiz. Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho. Brasília SINAIT, 2019. P. 65. Disponível em: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/manuais/Manual_de_Aprendizagem__versao_para_download.pdf. Acesso em: 31 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 Unported License.
Na hipótese de aprovação e publicação do artigo submetido, os autores dos artigos/resenhas transferem totalmente os direitos autorais do artigo em favor da Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, sem nenhuma restrição. Os autores garantem ainda a originalidade e exclusividade do artigo, e que não infringem qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade de terceiros, e que não foi submetido à apreciação de outro periódico. A utilização de Chatbots como ChatGPT, Bert, Bloom, ChatSonic, Chincilla, Jasper Chat e qualquer outro tipo de Inteligência Artifical similar implica também em infração aos direitos autorais. A simples submissão do artigo para avaliação já implica na plena concordância deste termo de transferência dos direitos autorais.
A Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas obedece aos termos da licença Creative Commons 3.0., em que se pode
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Mas deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Isso deve ser feito em qualquer circunstância razoável.
Aviso!
A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido, como por exemplo, outros direitos como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, que podem limitar o uso do material.