EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMOCRACIA: O PROTAGONISMO MUNICIPAL E OS CONTRATOS DE GESTÃO

Autores

Palavras-chave:

contrato de gestão, democracia, educação básica, município, organização social

Resumo

A presente pesquisa reflete sobre a relação entre a educação básica e a democracia, bem como sobre o protagonismo municipal e os contratos de gestão. Perscruta-se a viabilidade dos contratos de gestão com organizações sociais a fim de eficientizar as políticas educacionais locais. Para tanto, estuda-se a educação enquanto direito fundamental, como também a democracia, fenômenos que se relacionam. Na sequência, analisam-se as competências, a autonomia municipal e o protagonismo municipal para a efetivação da educação básica, o que requer uma compreensão do federalismo de cooperação. Por fim, avaliam-se os contratos de gestão enquanto possibilidade jurídica em nível local em matéria educacional. Utiliza-se o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica e documental. Conclui-se pela viabilidade dos contratos de gestão em nível municipal, não de forma universal, mas em determinados educandários, o que pode resultar em maior eficiência nas políticas educacionais.

Biografia do Autor

Giovani Corralo, Universidade de Passo Fundo - UPF

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1995), especialização em advocacia municipal pela UFRGS (2001), mestrado (2004) e doutorado (2006) em Direito pela Universidade Federal do Paraná.. É advogado, professor em tempo integral da graduação e do Programa de Mestrado em Direito da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo; professor convidado da Escola de Gestão Pública da Federação das Associações de Municípios do Estado do Rio Grande do Sul e dos programas de mestrado da Universidade Agostinho Neto e Universidade 11 de Novembro - Angola. Autor, dentre outras obras, dos livros Município - autonomia na Federação brasileira (Ed. Juruá), O Poder Legislativo Municipal (Ed. Malheiros), Curso de Direito Municipal (Ed. Atlas), Responsabilidade de Prefeitos e Vereadores (Ed. Atlas) e Direito Administrativo de Segurança e Poder Municipal: comentários ao Estatuto Geral das Guardas Municipais (Ed.Juruá). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Municipal e Direito Administrativo.

FERNANDO BLUM, Universidade de Passo Fundo

Graduando da Faculdade de Direito da UPF.  Bolsista remunerado FAPERGS. Integrante do projeto de pesquisa "Relações de poder e o poder municipal no Estado brasileiro."

Referências

AGÊNCIA BRASIL Analfabetismo caiu, mas Brasil ainda tem 11 milhões sem ler e escrever. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-07/taxa-cai-levemente-mas-brasil-ainda-tem-11-milhoes-de-analfabetos. Acesso em 15 ago. 2022.

AGÊNCIA BRASIL. Analfabetismo resiste no Brasil e no mundo do séc. XXI. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-09/analfabetismo-resiste-no-brasil-e-no-mundo-do-seculo-21. Acesso em 15 ago. 2022.

AGÊNCIA BRASIL. Matemática é a disciplina mais difícil para alunos do ensino médio. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2022-05/matematica-e-disciplina-mais-dificil-para-alunos-do-ensino-medio. Acesso em 15 ago. 2022.

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. 2. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

BARROSO, Luís Roberto. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Tradução de Humberto Laport de Mello. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 26. ed. São Paulo: Malheiros, 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 08 ago. 2022.

BRASIL. Lei n. 9.637, de 15 de maio de 1998. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9637.htm. Acesso em 16 ago. 2022.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Entre o Estado e o mercado: o público não-estatal. In: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; GRAU, Nuria Cunill (Org.). O público não-estatal na reforma do Estado. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999, p. 15-50.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Os primeiros passos da reforma gerencial do Estado de 1995. Revista brasileira de Direito Público, Belo Horizonte, ano 6, n. 23, p. 145-186, out./dez. 2008.

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do serviço público, [S.l], v. 120, n. 1, p. 7-40, jan./abr. 1996.

CARDOSO, Bruna Lacerda. A gestão compartilhada na educação publica municipal como um reflexo do pensamento contemporâneo. 2017. 232 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS. Disponível em: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1724. Acesso em 08 ago. 2022.

CORRALO, Giovani da Silva. Liberdade, igualdade e a qualidade da democracia: cotejo entre o EIU’s INDEX e o IDH. In: Revista Thesis Juris. São Paulo, v. 5, n.2, p. 421-438, mai./ago. 2016.

CORRALO, Giovani da Silva. Município: autonomia na Federação Brasileira. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2022, p. 197-239.

CORRALO, Giovani da Silva. A&C. Revista de Direito Administrativo e Constitucional, Belo Horizonte, ano 19, n. 76, p. 253-269, abr./jun. 2019.

DAHL, Robert. Sobre a Democracia. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

DIAMOND, Larry; MORLINO, Leonardo. The Quality of Democracy. In: Journal of Democracy, v. 15, n.4, 2004, p. 20-31.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 35. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2022. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559643042/. Acesso em 16 ago. 2022.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. 42. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

GABARDO, Emerson. O Jardim e a Praça para além do Bem e do Mal. 2009. 409f. Tese de Doutorado - UFPR, Paraná. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/19053/TESE_Emerson_Gabardo_Correta.pdf?sequence=1&isAllowed=y#:~:text=Tenho%20plena%20convic%C3%A7%C3%A3o%20de%20que,incipientes%20proposi%C3%A7%C3%B5es%20que%20lhe%20apresentei. Acesso em 22 ago. 2022.

INSPER. Estimando os gastos privados com saúde e educação no Brasil, 2020, p. 24-30. Disponível em: https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Policy-Paper-46.pdf. Acesso em 15 ago. 2022.

JUNIOR, Tércio Sampaio Ferraz. Introdução ao estudo do direito: técnica, decisão, dominação. 11. ed. São Paulo: Atltas, 2019.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Martin Claret, 2018.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 42. ed. São Paulo: Malheiros, 2016.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 32. ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 17. Ed. São Paulo: Saraiva, 2022. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786553620506/. Acesso em 08 ago. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em 15 ago. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resultados_indice_desenvolvimento_educacao_basica_2019_resumo_tecnico.pdf. Acesso em 15 ago. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PNE em movimento. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/. Acesso em 15 ago. 2022.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 38. ed. Barueri: Atlas, 2022. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786559771868/. Acesso em 08 ago. 2022.

MORBIDELLI, Janice Helana Ferreri. Um novo Pacto Federativo para o Brasil. São Paulo: Celso Bastos Editor, 1999.

OECD. Brazil Country Note: Programme for International Student Assessment 2018, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_BRA.pdf. Acesso em 26 ago. 2022.

PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO. IDH. Disponível em: https://www.undp.org/pt/brazil. Acesso em 15 ago. 2022.

ROTHBARD, Murray Newton. O manifesto libertário. Tradução de Rafael de Sales Azevedo. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises, 2013.

RUESCHEMEYER, Dietroch. Adressing Inequality. In: Journal of Democracy, v. 15, n. 4, 2004, p. 76-90.

SALIONE, Beatriz Camasmie Curiati. Administração pública por resultados e os contratos de gestão com as organizações sociais: o uso do balanced scorecard como ferramenta de avaliação de desempenho. 2013. 306 f. Dissertação (Mestrado em Direito do Estado) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2134/tde-09122013-112256/publico/DISSERTACAO_Beatriz_Camasmie_Curiati_Salione.pdf. Acesso em 15 ago. 2022.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficáfia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 13. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2021.

SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de direito constitucional. 11. ed. São Paulo: Saraiva, 2022. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786553620490/. Acesso em 08 ago. 2022.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. São Paulo: Malheiros, 2014.

TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário da Educação Básica, 2001. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2021/07/Anuario_21final.pdf. Acesso em 15 ago. 2022.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva - v. 1. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

Downloads

Publicado

2023-09-26

Como Citar

CORRALO, G.; BLUM, F. EDUCAÇÃO BÁSICA E DEMOCRACIA: O PROTAGONISMO MUNICIPAL E OS CONTRATOS DE GESTÃO. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 39, n. 2, 2023. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/689. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Direito"