A realidade do realismo

Autores

Palavras-chave:

Economia comportamental, Realismo jurídico norte-americano

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, por meio de revisão bibliográfica e análise de estudos empíricos, investigar a aproximação do realismo jurídico norte-americano com recentes descobertas da economia comportamental. Aquela corrente de pensamento tem como marca o ceticismo quanto à dedutibilidade do direito, assim como a ideia de que diversos fatores, conscientes e inconscientes, interferem nos julgamentos. A economia comportamental é ramo da ciência econômica que, englobando aspectos da psicologia, vem ganhando proeminência, inclusive com dois recentes prêmios Nobel, e, por meio de verificações empíricas, chegou a conclusões muito parecidas com ideário do realismo jurídico, o que demonstra a atualidade dos pressupostos desse movimento histórico.

Biografia do Autor

João Paulo Gualberto Forni

Mestre em Direito Público pelo Centro Universitário de Brasília. Graduado em Administração. Auditor Federal de Controle Externo no Tribunal de Contas da União.

Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, UniCEUB

Livre docente em Teoria Geral do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo-USP. Professor Visitante na Faculdade Nacional de Direito de Nova Delhi (India), na Faculdade de Direito da Universidade da Califórnia-Berkeley, na Universidade de Pretória (África do Sul) e no Instituto Max-Planck de História do Direito Europeu- Frankfurt (Alemanha). Pós-doutorado em Direito Comparado na Universidade de Boston, em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUC-RS, em Literatura no Departamento de Teoria Literária da Universidade de Brasília-UnB e em História do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília-UnB. Doutor e Mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC-SP. MBA em Direito Comunitário Europeu pela Fundação Getúlio Vargas e pela Escola de Administração Fazendária- Brasília. Pós-graduação em Filosofia e Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina- PR. Consultor-Geral da União (fevereiro de 2011 a junho de 2015). Procurador da Fazenda Nacional (concurso de 1993). Procurador-Geral Adjunto na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (outubro de 2015 a janeiro de 2016). Vencedor do prêmio Capes, orientação melhor tese em Direito, 2018.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Como Citar

GUALBERTO FORNI, J. P.; SAMPAIO DE MORAES GODOY, A. A realidade do realismo. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 36, n. 2, 2020. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/85. Acesso em: 16 abr. 2024.