A teoria de sistemas sociais de Niklas Luhmann

Autores

Palavras-chave:

Teoria de sistemas sociais, Autopoiese, Sociedade mundial

Resumo

A teoria de sistemas sociais, desenvolvida por Niklas Luhmann na segunda metade do século XX, embora controversa, traz um raciocínio sincero que diverge opiniões até hoje. Dessa forma, o presente trabalho visa esclarecer, muito embora não exaurir, a discussão acerca do funcionamento e evolução da teoria de sistemas. Para tanto, foi realizada uma análise qualitativa de dados, a partir de extensa pesquisa bibliográfica. Esse trabalho demonstra que, muito embora Luhmann defina a sociedade atual como sociedade mundial, pautada, principalmente pela comunicação produzida pelos sistemas, um imenso potencial analítico se desdobra sobre essa teoria, de forma que tal debate permite formular uma contundente crítica social ao oferecer um diagnóstico preciso da sociedade capitalista.

Biografia do Autor

João Paulo Bachur, IDP - Brasília

Graduado em direito pela Universidade de São Paulo - USP (2001), formou-se profissionalmente como advogado no escritório Lilla, Huck, Otranto, Ribeiro, Camargo & Messina, em São Paulo, tendo atuado nas áreas de direito societário e tributário (2000-2002). Possui mestrado (2004) e doutorado (2009) em ciência política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2009). Foi pesquisador visitante do Instituto de Filosofia da Universidade Livre de Berlim com bolsa de pós-doutorado da Fundação Alexander von Humboldt (2012-2013). Atuou como professor voluntário do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília - UnB (2005-2007, 2010, 2015). Como servidor público federal da carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental (2007-2017), atuou nas áreas de assessoria jurídica, processo legislativo e gestão pública. Foi chefe de gabinete do ministro da educação (2008-2011), diretor de política regulatória da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (2015) e subchefe adjunto do núcleo social da Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais da Casa Civil da Presidência da República (2016). Atualmente, é advogado e coordenador do mestrado e do doutorado em direito constitucional do IDP, em Brasília, e professor do Insper/SP. Com experiência acadêmica em direito, teoria política, sociologia e filosofia da linguagem, tem publicações nacionais e internacionais nessas áreas.

Downloads

Publicado

2020-08-01

Como Citar

BACHUR, J. P. A teoria de sistemas sociais de Niklas Luhmann. Revista da Faculdade de Direito do Sul de Minas, [S. l.], v. 36, n. 2, 2020. Disponível em: https://revista.fdsm.edu.br/index.php/revistafdsm/article/view/87. Acesso em: 28 maio. 2024.